Esta Página em Português  

Go to: Main Menu, Content, Options, Login.

Contextual Help  
home
Start > Programmes > Disciplinas > EDB30006
Authentication





Esqueceu a sua senha de acesso?

Introduction to Portuguese Teaching

Scholar Year: 2014/2015 - 2S

Code: EDB30006    Acronym: IDP
Scientific Fields: Didáctica Específica

Instance: 2014/2015 - 2S

Responsible unit: Communication and Language Sciences

Courses

Acronym N. of students Study Plan Curricular year ECTS Contact hours Total Time
LEB 50 Study Plan 4,0 48 108,0

Teaching - Hours

Contact hours: 3,2

Type Teacher Classes Hours
Contact hours Totals 2 6,40
Ana Luísa Gaspar Costa   6,40


Teaching - Responsibilities

TeacherResponsability
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaHead

Teaching weeks: 15

Teaching language

Portuguese

Aims

Contents


Bibliography

Bibliografia
AMOR, Emília (1993). Didáctica do português. Fundamentos e metodologia. Lisboa: Texto Editora.
BARBEIRO, Luís Filipe e Maria Luísa Álvares Pereira (2007). O ensino da escrita: e dimensão textual. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
BOTELHO, Fernanda (2002). Educação para a Televisão e aprendizagem do Português - um estudo prospectivo, tese de doutoramento em Ciências da Educação - Didáctica do Português, apresentada à Universidade Aberta.
DUARTE, Inês (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
________ (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
FERRÃO TAVARES, Clara (2007). Didáctica do Português língua materna e não materna no Ensino Básico. Porto: Porto Editora.
FREITAS, Maria João, Dina Alves e Teresa Costa (2007). O Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
FREITAS, Maria João e SANTOS Ana Lúcia (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri, APP.
LOPES, João A. (coord.). (2006) Desenvolvimento de competências linguísticas em jardins-de-infância. Manual de actividades. Col. Práticas Pedagógicas. Lisboa: Edições Asa.
SILVA, Ana (2003). Até à Descoberta do Princípio Alfabético. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
SIM-SIM, Inês (2007). O ensino da leitura. A compreensão de textos. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
________ (2009). O ensino da leitura. A decifração. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
SIM-SIM, Inês, Ana Silva e Clarisse Nunes (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-infância. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
VIANA, Fernanda Leopoldina (2009). O ensino da leitura. A avaliação. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
VIANA, Fernanda Leopoldina e Maria Margarida Teixeira (2002). Aprender a ler, da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: Edições ASA.
Documentos orientadores
DEB (1997). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Educação Básica.
DGE (2012). Metas curriculares de Português. Ensino básico. Lisboa: DGE. ME.
_______ (s/d). Metas curriculares de Português. Caderno de apoio. Aprendizagem da leitura e da escrita. Lisboa: DGE. ME.
DGIDC (2008). Dicionário Terminológico para Consulta em Linha (DT) [http://dt.dgidc.min-edu.pt/]
________ (2009). Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa: DGIDC.ME.

Options
Página gerada em: 2025-12-08 às 04:17:52