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Dimensões Socio-Históricas da EducaçãoInformações
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Cursos
Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)Pretende-se que as(os) mestrandas(os) sejam capazes de se apropriar de meios que lhes permitam fazer uma leitura dos principais e mais significativos momentos da evolução histórico-educativa. Promover o conhecimento dos problemas educacionais numa perspetiva sincrónica e diacrónica, conhecer o passado para melhor compreender a atualidade e a forma como evoluíram as diversas propostas educativas, sobretudo no campo nacional. E ainda proporcionar uma reflexão crítica sobre os temas/problemas educacionais encarados na complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares Conteúdos programáticos1- Sentido e pertinência da História da Educação.
SoftwareZoom-Colibri Moodle Zoom-Colibri Moodle Zoom-Colibri Moodle Zoom-Colibri Moodle Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCCom estes conteúdos programáticos pretende-se que os/as mestrandos/as compreendam a importância da História da Educação numa perspetiva sincrónica e diacrónica uma vez que é fundamental que conheçam a organização, princípios e valores que integram e orientam as bases estruturantes de uma profissionalidade docente.
Metodologias de ensinoComo o desenvolvimento da Unidade Curricular assenta em dois eixos - abordagem das questões da evolução e caracterização das diversas dimensões sociais e históricas da Educação - as aulas são programadas de forma a evidenciar diversas perspetivas do mesmo problema e não como áreas ou módulos desligados entre si. Assim sendo as sessões são centradas na apresentação e discussão da informação fornecida pela docente ou pesquisada pelas(os) mestrandas(os).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCA apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga à realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e refletir sobre as ideias pedagógicas, atores/atrizes educativos/as e as práticas escolares. A observação e análise de documentos diversos permite que os/as mestrandos/as tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão.
Metodologia e provas de avaliaçãoCada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (45%); trabalho de grupo (20%); trabalho individual e respetiva apresentação oral (25%); participação pertinente nas aulas (10%)
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