Início > Notícias > Revista MEDI@ÇÕES | Open Call

Revista MEDI@ÇÕES | Open Call

receção de propostas até 15 setembro 2020

À comunidade académica,

Está aberto o período de receção de propostas para a edição de Dezembro 2020 da revista Medi@ções, a publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,

Próximo número: Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem

A utilização da programação e da robótica na educação não é uma novidade, remontando as primeiras experiências nesta área à década de 1960, quando Seymour Papert e a sua equipa desenvolveram a linguagem de programação LOGO no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também em Portugal, no âmbito do projeto Minerva, o LOGO e os robôs educativos foram usados em diversos contextos educativos.

Nos últimos anos têm vindo a ganhar importância, em diversos sistemas educativos, a atenção prestada ao pensamento computacional, à programação e a robótica, tendo surgido diversas iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como atividades de programação e de robótica em contextos educativos, formais ou não formais. São disso exemplo as iniciativas da Direção Geral de Educação (DGE), em Portugal, como os Clubes de programação e Robótica, que distinguem escolas com boas práticas nestas áreas, ou ainda os projetos Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e Programação e Robótica no Ensino Básico - Probótica, lançados a partir de 2015.

Ser criativo implica saber exprimir-se para transmitir ideias. O pensamento computacional, a programação e a robótica podem ser ferramentas importantes no desenvolvimento de formas de criatividade, permitindo aos alunos compreender o mundo que os rodeia e exprimir-se de forma criativa.

Este número da revista Medi@ções é um contributo para o debate sobre esta temática atual e pretende dar a conhecer projetos e trabalhos, nesta área, levados a cabo nos diferentes níveis de ensino e/ou áreas disciplinares, em diferentes contextos de aprendizagem com as mais variadas tecnologias ou até sem elas. São bem-vindos os contributos de investigadores e professores que desejem partilhar os seus conhecimentos e as suas práticas.

A Revista Medi@ções está aberta à recepção de propostas para este número temático até ao dia 15 de setembro de 2020.

Página gerada em: 2024-04-25 às 07:29:40