This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > Revista MEDI@ÇÕES | Open Call
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Revista MEDI@ÇÕES | Open Call

receção de propostas até 15 setembro 2020


À comunidade académica,


Está aberto o período de receção de propostas para a edição de Dezembro 2020 da revista Medi@ções, a publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,

Próximo número: Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem


A utilização da programação e da robótica na educação não é uma novidade, remontando as primeiras experiências nesta área à década de 1960, quando Seymour Papert e a sua equipa desenvolveram a linguagem de programação LOGO no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também em Portugal, no âmbito do projeto Minerva, o LOGO e os robôs educativos foram usados em diversos contextos educativos.

Nos últimos anos têm vindo a ganhar importância, em diversos sistemas educativos, a atenção prestada ao pensamento computacional, à programação e a robótica, tendo surgido diversas iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como atividades de programação e de robótica em contextos educativos, formais ou não formais. São disso exemplo as iniciativas da Direção Geral de Educação (DGE), em Portugal, como os Clubes de programação e Robótica, que distinguem escolas com boas práticas nestas áreas, ou ainda os projetos Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e Programação e Robótica no Ensino Básico - Probótica, lançados a partir de 2015.

Ser criativo implica saber exprimir-se para transmitir ideias. O pensamento computacional, a programação e a robótica podem ser ferramentas importantes no desenvolvimento de formas de criatividade, permitindo aos alunos compreender o mundo que os rodeia e exprimir-se de forma criativa.

Este número da revista Medi@ções é um contributo para o debate sobre esta temática atual e pretende dar a conhecer projetos e trabalhos, nesta área, levados a cabo nos diferentes níveis de ensino e/ou áreas disciplinares, em diferentes contextos de aprendizagem com as mais variadas tecnologias ou até sem elas. São bem-vindos os contributos de investigadores e professores que desejem partilhar os seus conhecimentos e as suas práticas.

A Revista Medi@ções está aberta à recepção de propostas para este número temático até ao dia 15 de setembro de 2020.


Opções
Últimas Notícias
Provas públicas para obtenção do Título de Especialista
Calendário de Exames de 2º Semestre 2019/20
Alteração dos pré-requisitos 2020
Revista MEDI@ÇÕES | Open Call
Plano de Regresso Faseado ESE/IPS
Página gerada em: 2020-07-15 às 04:27:15