Início > Notícias > Dia Mundial dos Direitos do Consumidor na Escola Superior de Educação de Setúbal

Material pedagógico para professores lançado em Exposição

Refª.: 04/2008
29 de Fevereiro de 2008

A Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE) inaugura duas exposições em simultâneo durante os dias 03 a 14 de Março nas suas instalações no Campus do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Trata-se da Exposição "Lola - Looking for Likely Alternatives" e Exposição Fotográfica Colectiva.

Lola - Looking for Likely Alternatives é uma exposição de design inovador integrada num Teaching Pack destinado a professores do Ensino Secundário. Visa promover estilos de vida sustentáveis e surge no âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor que se comemora a 15 de Março. Este material pedagógico afirma-se como um processo didáctico para abordar a sustentabilidade ao investigar inovações sociais.

Lola resulta do projecto "Sustainable Everyday" da rede europeia de cidadania consumerista conhecida por CCN - Consumer Citizenship Network. Trata-se de uma rede cujos participantes reconhecem a urgente necessidade de uma acção construtiva pelos indivíduos para atingir um consumo sustentável e solidariedade global. Existe desde 2003 e integra mais de cem instituições de cerca de 30 países europeus da qual a ESE faz parte por intermédio da docente Alcina Dourado como embaixatriz do Lola Teaching Pack, em conjunto com o Centro de Competência da ESE de Beja..

A Exposição Fotográfica Colectiva que decorre em simultâneo pretende mostrar o resultado do trabalho dos alunos da ESE ao longo do 1º semestre lectivo de 2007.08 nas unidades curriculares de Fotojornalismo, Oficina de Audiovisuais e Fotografia. Trata-se de alunos do 1º, 2º e 5º anos curriculares dos cursos de 1º ciclo de Comunicação Social e Promoção Artística e Património.

Segundo o seu dinamizador o docente Fernando Pinho, esta actividade "representou para a esmagadora maioria dos alunos a sua iniciação ao mundo da técnica e estética fotográfica analógica" dado que todos os trabalhos expostos foram integralmente fotografados pelos autores tendo acompanhado todas as fases do processo de revelação e ampliação.

Mais informações sobre o LOLA ou pedidos de exemplares do material pedagógico em htm//www.cceseb.ipbeja.pt/lola.htm" e htm//www.hihm.no/concit/
A entrada é livre e ambas as exposições estão patentes ao público nos dias úteis das 8.30h às 19.30h.