Início > Notícias > Escola Superior de Educação de Setúbal promove Seminário sobre

Escola Superior de Educação de Setúbal promove Seminário sobre

‘Sistemas Tutoriais no Ensino Superior. Paradigmas e Práticas'

Refª.: 07/2008
24 de Março de 2008

O ensino segundo o modelo tutorial está no centro do Seminário ‘Sistemas Tutoriais no Ensino Superior. Paradigmas e Práticas' a ter lugar nas instalações da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE/IPS) no próximo dia 28 de Março.

Com início marcado para as 10h30, vários conferencistas da ESE, da ESCE e da ESTBarreiro e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa, convidados pelo Conselho Científico desta Escola, analisam o sistema recém introduzido na ESE, e em outras Escolas do IPS, no âmbito das alterações no Ensino Superior suscitadas pelo Processo de Bolonha.

Este Seminário prolonga-se até às 16h00 e interessa a todos os docentes, estudantes e entidades que tenham implementado um sistema tutorial ou pretendam vir a fazê-lo. A participação é gratuita e aberta. Os participantes terão direito a um diploma de presença.

Com este Seminário pretende-se comparar e trocar experiências relativamente à aplicação de um processo de ensino-aprendizagem integrado e centrado no aluno em que o tutor (docente) assume o papel de ‘conselheiro'. Este tipo de ensino - assente em tutorias - pretende elevar o sucesso da formação prestada e, nomeadamente, facilitar a integração dos estudantes e evitar o abandono escolar, responsabilizando cada vez os estudantes na construção da sua aprendizagem. Sendo um processo novo e com várias modalidades de aplicação exige da parte dos docentes uma permanente e profunda reflexão de índole científica e pedagógica, preocupação a que este Seminário pretende também responder.

A título informativo, recorde-se que a ESE reformulou toda a sua oferta formativa no âmbito do Processo de Bolonha, apresentando no actual ano lectivo seis cursos de formação inicial que contam com o apoio tutorial: Animação e Intervenção Socio-cultural, Comunicação Social, Desporto, Educação Básica, Promoção Artística e Património, Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa.