Início > Notícias > Educação do cidadão consumidor na ESE de Setúbal

Educação do cidadão consumidor na ESE de Setúba

Refª.: 19/2009
15 de Junho 2009

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) coordena o Programa Intensivo (IP) EPICA Summer Programme - European Programme in Consumer Affairs - Towards a Consumer Citizenship Education, a decorrer nas instalações nesta Escola em Setúbal de 22 de Junho a 02 de Julho de 2009.

O Lifelong Learning Programme apoia a implementação do IP no domínio da Cidadania Consumerista numa parceria com cinco instituições de ensino superior europeu da Bulgária, Dinamarca, Letónia, Lituânia e Noruega.

Este IP surge no âmbito da participação da ESE/IPS na Rede Internacional Consumer Citizenship Network (CCN), representada pela docente Alcina Dourado do Departamento de Comunicação desta Escola.

O EPICA tem a duração de 1 ano prevendo-se a realização de 10 dias consecutivos de actividades - sessões plenárias e workshops - envolvendo professores e alunos de instituições universitárias europeias de mais de duas dezenas de participantes estrangeiros e portugueses.

Aborda temas como o papel do cidadão europeu num mundo globalizado, produção e consumo sustentável, diversidade cultural e interdependência, responsabilidade social e cidadania.

Tem como objectivos aprofundar a educação do cidadão consumidor, área geralmente esquecida das licenciaturas actuais, preferencialmente numa óptica relacionada com a sustentabilidade e o consumerismo.

Entre outros temas, os participantes vão procurar promover uma resposta construtiva dos cidadãos europeus aos desafios da sociedade, desenvolvendo a compreensão crítica do conhecimento no domínio do consumo de forma interdisciplinar.

O IP conta com um site disponível em http://projectos.ese.ips.pt/epica/