Início > Notícias > Contributos para a formação de treinadores de sucesso

Contributos para a formação de treinadores de sucesso

Centro de Investigação e Qualidade de Vida

Rodrigues, J. & Sequeira, P. (Eds.). (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Lisboa: Centro de Investigação e Qualidade de Vida.

"Esta obra, pelos trabalhos que apresenta, situa-se nas Ciências do Desporto e no âmbito científico da Pedagogia do Desporto.
Neste sentido, parece-nos útil uma reflexão sobre esta disciplina que ao colher enriquecimentos de várias outras áreas referentes aos factores da formação desportiva e às ciências do contexto se situa nos processos de intervenção que objectivam a qualidade do desempenho desportivo a partir de uma relação pedagógica cientificamente estudada, contribuindo com interacções de objectivos e metodologias." (Prefácio, p. 5)

Damos destaque a dois capítulos da autoria e coautoria de Fernando Santos (Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
  • A comunicação na competição do treinador de Futebol, da autoria de Fernando Santos

"Na atualidade os treinadores devem dominar um conjunto de competências na execução das suas funções em treino e competição. Uma dessas competências está relacionada com a comunicação, ou seja, a forma como treinador estabelece a relação treinador-atleta, que permite tirar, de acordo os objetivos, o máximo de rendimento dos jogadores e da equipa." (pp. 119-142)
  • O clima no treino e a satisfação dos atletas, da autoria de Valter Pinheiro e Fernando Santos

"O treino é o lugar por excelência para o desenvolvimento de competências dos praticantes, quer seja a nível tático e técnico, como a nível moral e social. É um espaço
privilegiado, um campo fecundo para potenciar a evolução dos atletas.
Ao treinador, cabe a tarefa de criar situações para que, aqueles que são objeto do seu labor possam aprender. Esta missão, não pode nem deve passar única e exclusivamente pela organização dos exercícios de treino, mas, também, pela capacidade de entender que para aprender é necessário criar contextos facilitadores. A fim de cumprir com este desiderato, deve o treinador compreender que aquilo que é e a maneira como faz e diz, se situam hierarquicamente acima de tudo o resto.
Deste modo, passaremos a escalpelizar aquilo que os investigadores nesta área vêm aportando ao conhecimento científico." (pp. 199-219)

Página gerada em: 2024-04-18 às 22:31:55