O Sistema Integrado de Gestão e Garantia da
Qualidade (SIGGQ) visa contribuir para a melhoria da
qualidade dos serviços prestados pelo IPS, em particular no que se
refere à oferta formativa e às atividades de investigação,
desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia.
Considerando o definido na Política e no Manual da Qualidade, o SIGGQ segue
uma abordagem por processos e inclui
uma estrutura ajustada ao contexto
organizacional, que identifica as responsabilidades dos órgãos e
serviços, bem como o envolvimento e as responsabilidades dos/as
estudantes e demais partes interessadas nos processos de garantia
da qualidade.
Esta estrutura compreende uma Unidade de Coordenação, que articula a
monitorização e a avaliação global do sistema com a Unidade de Melhoria Contínua do
SIGGQ. O sistema inclui igualmente 6 unidades de
melhoria contínua locais (nas 5 Escolas e nos Serviços de Ação
Social), existindo igualmente Unidades de Gestão Científica e
Pedagógica dos Ciclos de Estudos (Comissões de Acompanhamento
e Avaliação), em cada uma das Escolas.