IPS recebe galardões Eco-Escolas

Escolas do IPS são distinguidas pelas boas práticas sustentáveis

##1##

No dia 18 de outubro, em Guimarães, as cinco escolas do Instituto Politécnico de Setúbal, foram distinguidas com galardões Eco-Escolas, atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), como resultado das práticas sustentáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizadas pelo Politécnico de Setúbal, ao longo do ano letivo 2018/2019, envolvendo a comunidade académica e local.

A iniciativa "Dia das Bandeiras Verdes" teve lugar no Pavilhão Multiusos de Guimarães e reconheceu o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a- dia da escola e da comunidade onde esta se insere. O evento que reuniu cerca de 5000 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país, é considerado o maior, a nível nacional, na área da educação ambiental.

A implementação do Programa Eco-Escolas pressupõe uma metodologia de 7 passos:

1. Formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades);
  2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo);
  3. Construção de um Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos vários temas de trabalho: Resíduos, Água, Energia (fundamentais) + tema do ano + outros que a escola pretenda trabalhar);
  4. Monitorização e Avaliação (análise do sucesso das atividades realizadas face a metas concretas);
  5. Trabalho Curricular (as atividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas);
  6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do Programa na escola e na comunidade; articulação com outras entidades; realização do Dia Eco-Escolas);
  7. Eco-Código (conjunto de frases, ideias, compromissos elaborados pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola).

No âmbito deste programa, algumas das ações desenvolvidas pelo IPS passaram pela: criação de uma bolsa de voluntários eco; realização da peça de teatro "Ambientar Plastic"; ações de sensibilização sobre o plástico, como exemplo o "Mar não é de Plástico"; a substituição de lâmpadas por LED; a recolha de papel/cartão e posterior entrega ao Banco Alimentar; a realização de conferências/seminários sobre diversas temáticas (alterações climáticas, mobilidade sustentável, economia circular da água, entre outros); ações de limpeza de praias; workshop sobre alimentação saudável; utilização de copos reutilizáveis na Semana Académica; exposições; entre outras.

Mais informações em http://ecoescolas.ips.pt/

23 de outubro/2019