Na linha da frente: diplomados no combate à Covid-19

Testemunhos na primeira pessoa

Joana e Tiago, enfermeira e fisioterapeuta, são dois diplomados que a Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) formou para as exigências daquele que está a ser o maior desafio das suas vidas profissionais. Ambos a trabalhar em unidades de cuidados intensivos de hospitais de referência, enfrentam diariamente, sob a proteção de complexas indumentárias, os aspetos mais perversos da nova doença - da falência de órgãos à solidão do paciente que a família está impedida de visitar. E também o medo e as saudades de abraçar os seus.

"Faço a vida familiar a pensar que posso estar assintomática"

Joana Mestrinho, enfermeira na UCIMC do Hospital de Santa Maria

##1##

Qual tem sido o seu percurso como enfermeira e de que forma este contexto de pandemia alterou a sua rotina diária de trabalho?

Iniciei funções no serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria (HSM), de 2009 a 2013, e desde 2013 exerço funções na Unidade de Cuidados Intensivos Médico-Cirúrgica. Foi a primeira unidade de intensivos do HSM exclusiva para pessoas em situação crítica por COVID19. Isso traduziu-se numa alteração drástica das rotinas de trabalho, desde os circuitos do serviço às dinâmicas de trabalho em equipa e a toda uma panóplia de alterações de normas de procedimento, dadas as especificidades do vírus e o risco biológico associado, tendo sido obrigatória uma adaptação rápida por toda a equipa.

Neste contexto da linha da frente de resposta à COVID-19, qual é em concreto o papel do enfermeiro?

O papel do enfermeiro, no meu contexto, não é diferente. Visa a prestação de cuidados holísticos à pessoa em situação crítica, à qual se associa uma forte componente técnica devido à necessidade de recorrer às ditas "máquinas" para assegurar o suporte de órgãos, sem descurar a componente humana de conforto, de assegurar uma morte digna, e de envolver a família apesar da proibição de visitas. Procuramos que a pessoa possa falar com a família através de vídeo-chamada, quando a situação o permite.

Como tem lidado com a exposição ao risco de contágio e de que forma isso veio alterar também a sua vida pessoal?

Tem sido difícil. Sair de casa foi o primeiro impulso, mas com um bebé isso é complicado. O medo é muito, mais por poder ser um veículo de transmissão do que por poder ficar doente, faz-me estar num estado de hipervigilância e obsessiva com as limpezas. Isolei-me num quarto com casa de banho para uso exclusivo, fiz um circuito de sujos e limpos, tento manter-me o mais afastada possível, uso máscara, faço limpezas constantes, tomo banho quando termino o turno e novamente em casa...

O mais doloroso é mesmo não poder dar um beijinho ao próprio filho.

Quais são os casos mais críticos com que tem lidado e que impacto é que isso está a ter para si, como profissional e ser humano?

Todos os casos são de elevada complexidade, com falência de múltiplos órgãos, necessitando de ventilação, de suporte de função cardíaca e alguns casos de técnica de substituição renal e de oxigenação por membrana extracorporal, sendo esses os mais críticos e que exigem o máximo de nós enquanto profissionais. Enquanto ser humano, ao ver aquilo que o vírus pode provocar, é difícil não pensar que pode acontecer a qualquer um de nós ou dos nossos. Além disso o isolamento é uma das situações que mais me custa... Falta o apoio e o estímulo da família, imprescindível na recuperação da pessoa...Afinal como se vive sem amor?

O que destacaria do seu período de formação na ESS?

Muitas foram as aprendizagens! E não se limitam ao conhecimento técnico, porque esse requer revisão e atualização constantes. Destaco o desenvolvimento de competências no âmbito do trabalho em equipa, comunicação, gestão de prioridades, gestão de risco/crise e controlo de infeção, que nesta situação considero determinantes. Em termos humanos, a capacidade empática e a resiliência foram aprendizagens sempre importantes, e que têm sido indispensáveis neste momento que vivemos.

##2##

Enquanto profissional de saúde, o que lhe parece pertinente transmitir à restante população?

Creio existir uma sensação de que voltaremos em breve à normalidade, mas a meu ver aquilo que conhecíamos como "normalidade" terá de ser modificada face à situação que vivenciamos. Os cuidados com a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, as recomendações em relação a como proceder quando se retorna a casa, terão de se tornar parte da rotina e não podem ser vistas como medidas provisórias. Considero que é preciso reforço do ensino à população destas medidas e nisso os enfermeiros têm um papel fundamental. Só juntos e a pensar no bem comum conseguiremos ultrapassar este momento crítico das nossas vidas.