Docente do IPS recebe Prémio Casa das Ciências 2020

Rita Ponce é coautora do livro sobre o vírus da gripe, que foi publicado com o apoio do Politécnico de Setúbal

##1##

A Casa das Ciências distinguiu recentemente a investigadora Rita Ponce, docente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), com o Prémio de Mérito 2020 pela coautoria do livro "Vírus da Gripe - Desafios do sistema imunitário e da medicina à luz da evolução".

A obra, publicada com o apoio do IPS, foi desenvolvida em parceria com a investigadora Teresa Nogueira (INIAV e cE3c-FCUL) e dirige-se a estudantes e professores do ensino básico e secundário, incluindo uma atividade que pode ser desenvolvida em sala de aula - um jogo sobre a evolução do vírus da gripe.

"Começámos a pensar neste livro e nesta atividade durante uma formação de Microbiologia dinamizada com professores do ensino secundário, que nos manifestaram um grande interesse em explorar temas ligados às doenças infeciosas mais conhecidas", lembra a docente da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) e também colaboradora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c-FCUL).

Escrito numa linguagem clara e acessível, o livro premiado pode também ser útil a todos os cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre o tema, na medida em que fornece resposta a questões tão pertinentes como por que razão é a gripe sazonal, como é que o vírus da gripe evolui e qual o motivo do surgimento de grandes pandemias mundiais, como é o caso da Gripe Espanhola (1918-1919), que se estima ter dizimado entre 50 a 100 milhões de pessoas.

Lançada online em outubro de 2019, o livro não faz ainda referência à atual pandemia de COVID-19, que deflagrou meses mais tarde, mas fornece informações que hoje assumem particular relevância, ao debruçar-se sobre um vírus que é um ótimo modelo para o ensino da evolução biológica.

"Também no caso do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, é importante ter em atenção o modo como ele evoluiu. Os coronavírus, tal como o vírus da gripe, são vírus de RNA, mutam mais rapidamente e por isso podem surgir variantes ocasionais, podendo algumas delas ser mais infecciosas. Reconhecer a evolução destes vírus e perceber como ela ocorre, pode contribuir para estarmos mais preparados para o combater", considera, esperando que este livro possa ser "uma modesta ajuda na necessária campanha de informação do público em geral, e da comunidade escolar em particular, sobre estes vírus com que infelizmente temos de conviver".

A Casa das Ciências é um projeto académico de apoio ao ensino das ciências no ensino básico e secundário, financiado pelo EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo. Com este prémio, distingue anualmente os melhores recursos educativos submetidos e publicados no seu portal. Na edição de 2020, o Prémio Casa das Ciências atribuiu uma dezena de galardões nas categorias Prémio Especial do Júri, Prémio de Distinção, Prémio de Mérito e Menções Honrosas.

##2##

21 de janeiro/2021