Início > Notícias > Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no Ensino Básico

Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no Ensino Básico

Pré-inscrição até 30 de Setembro de 2009

Rede 7 do Ensino Superior Português: Escolas Superiores de Educação dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viseu, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve

Este mestrado é um projecto da Rede 7 do Ensino Superior Português, associação que foi constituída com o propósito de oferecer o curso e desenvolver um conjunto de actividades relacionadas com os objectivos do mesmo.

Cada edição do mestrado decorrerá em uma ou mais Escolas da Rede, em horário pós-laboral, na modalidade de b-learning (ensino presencial e a distância). As componentes de Iniciação à Prática Profissional poderão ter lugar em escolas do ensino básico cooperantes de qualquer das Escolas Superiores da Rede.

A 1ª edição do mestrado tem início em 2009-10 e decorre na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESE/IPCB).

De acordo com o Decreto-Lei nº 43/2007 de 22 de Fevereiro, o Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no Ensino Básico confere habilitação profissional para a docência do Inglês e do Francês no Ensino Básico.

O mesmo decreto-lei determina, como requisito de acesso a este Mestrado, uma licenciatura com um total de 100 ECTS em Inglês e 60 ECTS em Francês. Excepcionalmente, podem ser admitidos candidatos que apenas possuam 75% daqueles créditos, sendo obrigados a completar os restantes 25% durante a frequência do mestrado.

Poderão igualmente ter acesso ao mestrado os titulares de um grau superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pelo órgão competente da ESE/IPCB.

Face à mudança de paradigma da formação de professores que a nova legislação introduz e enquanto os primeiros estudantes dos 1ºs ciclos de estudos pós-Bolonha não os concluírem, preenchendo, na íntegra, os pré-requisitos de acesso a este 2ºciclo de estudos, torna-se difícil neste momento identificar o perfil de candidatos a este mestrado.

Assim, para que possamos conhecer os potenciais candidatos e prever a possibilidade de organizar planos de estudos complementares, tendo em vista a obtenção dos créditos em falta, solicitamos aos interessados que preencham a ficha de pré-inscrição em anexo.

A ficha, depois de devidamente preenchida, deverá ser enviado para rede7@ese.ipcb.pt até 30 de Setembro de 2009

Nota:
A pré-inscrição não pressupõe qualquer tipo de compromisso ou vínculo para nenhuma das partes e não isenta o interessado de apresentar a sua candidatura formal nos prazos que vierem a ser estabelecidos.

Formulário de pré-inscrição
Folheto de divulgação