|
Seminário de Investigação 'Entre a teoria, os dados e o conhecimento (II): olhares para uma realidade'
31 de Outubro de 2013 | ESE/IPS
Apresentação
O estudo e a produção de conhecimento acerca de realidades complexas existentes nos vários domínios da investigação no âmbito da educação e da cultura implicam a mobilização e utilização de um conjunto alargado de conceitos, técnicas e procedimentos investigativos que contribuam, por um lado, para a compreensão da "realidade" em estudo e, por outro, para romper com a linearidade do senso comum.
A materialização destes pressupostos é concretizada no 'princípio do vaivém', de avanço e recuo entre a descrição e a confrontação teórica, entre a indução e a dedução analítica num trabalho intelectual em rede de compreensão das características distintivas da realidade em presença, das características dos sujeitos, das ações e dos sentidos que lhe atribuem, das diferentes tradições em que se enquadram e as histórias e narrativas que constroem. A relação dialética que se estabelece entre teoria-terreno-investigador-reflexividade, bem como a triangulação teórica e metodológica, sem a qual não é possível o rigor investigativo, de análise, e de interpretação dos dados, não pretende tornar a 'teoria mais objetiva', mas sim procurar obter um retrato mais alargado e aprofundado da realidade em que a consistência, complexidade e diversidade são aspetos cruciais para a análise e interpretação da ação social em estudo e para a construção do conhecimento.
Nesta procura de um retrato mais alargado e aprofundado da realidade, a opção e a utilização das dimensões qualitativas e/ou quantitativas no trabalho investigativo, quer em articulação, quer de um modo autónomo, afiguram-se como elementos centrais, tendo em conta, por exemplo, a relação teoria e o objeto de estudo.
Assim, este II Seminário "Entre a teoria, os dados e o conhecimento: olhares para uma realidade" procura, por um lado e tal como no ano anterior, partilhar e dar a conhecer projetos e modalidades de investigação de docentes da ESE/IPS e de estudantes de mestrado e dos últimos anos das licenciaturas, por outro, discutir os modos como o qualitativo e o quantitativo são mobilizados no trabalho empírico, não numa perspetiva dicotómica, mas sim na confluência e na adequação à compreensão de realidades complexas.
A Comissão Científica
Programa 08:45 h. | Receção | Local: Anfiteatro | 09:15 h. | Abertura: Joana Brocardo (Diretora da ESE-IPS) e José Duarte, Comissão Científica | 09:30 h. | Conferência A Escola da Vida: o método biográfico no estudo da aprendizagem Pedro Abrantes, Universidade Aberta | 10:15 h. | Comentário - Cristina Gomes da Silva, Escola Superior de Educação - IPS | 10:30 h. | Debate | Intervalo (10:45 h. - 11:15 h.) | Comunicações
11:15 h. | | Almoço (12:45 h. - 14:15 h.) | Local: Anfiteatro | 14:15 h. | Conferência Escritas inventadas Margarida Alves Martins, Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Instituto Universitário | 15:00 h. | Comentário - Ana Castro, Escola Superior de Saúde - IPS | 15:15 h. | Debate | Intervalo (15:30 h. - 16:00 h.) | Comunicações
16:00 h. | | Local: Anfiteatro | 17:00 h. | Encerramento: A investigação na ESE/IPS: perspetivas - Jorge Pinto e António Vasconcelos, Comissão Científica | (*) Comunicação cancelada
Resumos dos trabalhos
Comissão Científica: António Vasconcelos, Fernanda Botelho, Jorge Pinto e José Duarte
Datas importantes:- 27 de outubro: (nova) data limite de inscrição
- 31 de Outubro: data de realização do Seminário
Inscrição: INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Apoios
|
|