Início > Notícias > Encontro "IMPACTOS DA STREET ART"

Encontro "IMPACTOS DA STREET ART"

Auditório Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal | 22 novembro 2018

Este Encontro, uma parceria entre o Instituto Politécnico de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal, procura conhecer os impactos - sociais, económicos, artísticos e culturais - das políticas públicas autárquicas de incentivo e apoio à Street Art, auscultando artistas, políticos, agentes socioculturais e académicos diretamente envolvidos neste movimento artístico emergente.

A Street Art é um fenómeno em grande desenvolvimento no nosso país. Aparece ancorada, regra geral, na iniciativa das autarquias, sendo elas que lhe dão cobertura e suporte. Estas intervenções públicas configuram políticas de requalificação urbana em zonas e/ou bairros degradados que desafiam as políticas de inclusão e coesão social constituindo-se como um novo factor de atracão do turismo cultural. A Street Art, nas suas diversas manifestações técnico-artísticas surge, assim, como um «ato de reapropriação da cidade».

Ao IPS, enquanto instituição de ensino superior, importa acompanhar estas experiências regionais, desenvolvendo estudos e reflexões sobre este 'património' local enquanto «arte do efémero».

MANHÃ

9:30h Abertura:
Pedro Dominguinhos (Presidente do IPS) e Maria das Dores Meira (Presidente da CMS)

10-11:15h 1ª mesa: Street Artists e os impactos artísticos
Moderador: Luiz Souta (ESE-IPS)
Intervenções: Ivo Santos (smile1art); Ana Mesquita (MESQ); José Carvalho (Ozearv); Tiago Proença (Tiago Hesp).

Coffee break

11:30-12:45h 2ª mesa:
Autarquias e os impactos socioeconómicos
Moderador: Luís Liberato (CMS)
Intervenções: Daniel Figueiredo (vice-Presidente CM Moita); Cláudia Marques (Chefe de Divisão de Animação e Promoção Cultural, CM Cascais); Luís Atafona (CM Loures).

TARDE

14:30-15:45h 3ª mesa:
Associações culturais e de moradores e os impactos culturais
Moderadora: Mónica Duarte (CMS)
Intervenções: ACUPARTE (Margarida Berthelot e Ivo Santos); Projecto Crono (Pedro Soares Neves); Guias da Quinta do Mocho (Kedy, Kaly, Ema) - Loures; Cátia Oliveira (Cara ou Coroa - CMS); Moradores da Alameda das Palmeiras (Programa NBNC Bela Vista Setúbal).

Coffee break

16-17:15h 4ª mesa:
Académicos e a análises dos impactos
Moderador: Luís Carlos Santos (ESE-IPS)
Intervenções: André Carmo (geógrafo, ESELx/CEG-UL); Ágata Dourado Sequeira (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA); Letícia do Carmo (arquitecta, investigadora Lasur-EPFL/ CCRE-FAUP).

Organizadores executivos:
Luiz Souta (professor coordenador da ESE/IPS)
Cátia Oliveira (coordenação Gabinete da Juventude da CMS)

Local do Encontro:
Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal