Início > Notícias > Aula Aberta "Redes Sociais das Autarquias de Grândola e do Seixal"

Aula Aberta "Redes Sociais das Autarquias de Grândola e do Seixal"

8 janeiro 2019 | Sala 1 ESE/IPS | 10h30-12h

Decorre no próximo dia 8 de janeiro de 2019, pelas 10h30m, na Sala 1 da ESE/IPS, uma aula aberta Redes Sociais das Autarquias de Grândola e do Seixal, organizada pela Responsável da UC Redes, Solidariedades e Coesão Social e pelos estudantes Graça Nunes e Ricardo Duarte.

As Redes Sociais das autarquias foram tornadas obrigatórias em 2006 (Dec. Lei Decreto-Lei n.º 115/2006 de 14 de Junho) após um período experimental que se iniciou em 1997. Constituem atualmente um fórum importantíssimo de articulação do trabalho social na área municipal. Detêm um conjunto de competências muito importantes e em geral desconhecidas do grande público, competindo-lhes efetuar o diagnóstico das necessidades e mobilizar vontades em torno da forma de as suprir, estabelecendo elos entre as várias instituições de natureza particular e cooperativa. Para abrir um equipamento de natureza social e/ou educativa é, por exemplo, necessário o parecer da rede social da autarquia. Assim, é pertinente para todos aqueles cujas profissões se irão exercer na área social, cultural e educativa, o conhecimento da forma como funciona uma rede social autárquica. Os dois casos que escolhemos - Grândola e Seixal - representam não apenas duas realidades muito distintas, a primeira por ser um concelho mais rural e a segunda por ser periférico e fortemente urbanizado, mas também dois interessantes exemplos de formas de atuação. Aproveite a oportunidade para conhecer melhor este trabalho!

Página gerada em: 2024-03-29 às 14:10:35