This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Notícias > A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico


Reis, I. C. D. (2018). A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º ciclo do ensino básico. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da Professora Mariana Oliveira Pinto.

A presente investigação tem como foco principal o ensino e aprendizagem da exposição oral numa turma de 3.º ano do ensino básico, com recurso a uma sequência didática. O principal objetivo é avaliar, a partir da análise comparativa das produções orais iniciais e finais de cinco alunos, se uma sequência didática, construída com base no conhecimento das propriedades dos géneros e dos textos, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade das exposições orais produzidas. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação-ação. A recolha de dados foi feita sobretudo através de observação estruturada, com recurso a grelhas de registo. O instrumento de recolha de dados foi construído a partir das características identificadas na literatura para o género em análise. Os resultados obtidos mostram uma melhoria significativa nas produções dos alunos da amostra em quase todos os itens considerados. Isto sugere que a sequência didática pode ser um dispositivo eficaz para o ensino e aprendizagem do género textual exposição oral.

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/25520



Opções
Últimas Notícias
Workshop "Surdocegueira - Desafio profissional para docentes e intérpretes de LGP"
Aula Aberta "As ações afirmativas e o sistema de cotas étnico-raciais nas Universidades Brasileiras: o caso da Universidade de Brasília"
Aula Aberta "Desafios da Escola Inclusiva"
Calendário de Exames de 1º Semestre 2018/19
Provas públicas para apreciação do relatório do projeto de investigação
Página gerada em: 2019-01-16 às 18:49:45