Início > Notícias > Contributo das TIC para o desenvolvimento da produção escrita

Contributo das TIC para o desenvolvimento da produção escrita

Ismail, T. M. I. (2018). Contributo das TIC para o desenvolvimento da produção escrita. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da Professora Maria do Rosário Rodrigues.

O presente estudo foi desenvolvido em contexto de estágio, em 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente numa turma de 3.º ano do Ensino Básico. O grande objetivo deste projeto passava por encontrar estratégias e atividades para que as crianças pudessem utilizar as TIC, para promover as suas aprendizagens, na área do português, mais especificamente, nas várias fases da produção escrita: planificação, textualização e revisão de texto. A implementação deste projeto consistiu em apresentar um inquérito por questionário à turma, para perceber se as crianças tinham acesso às tecnologias, se tinham noção do que poderia ser um site/blog e se alguma vez teriam utilizado o processador de texto. Após esta primeira análise, foram planificadas atividades de forma que as crianças conhecessem vários tipos de texto como o descritivo, narrativo, expositivo e que conhecessem as suas diferentes características, criando novos textos no processador de texto e explorando também esta ferramenta. No final deste projeto apercebi-me que a utilização do computador funciona como um motor de aprendizagem e uma forma de motivação para que as atividades sejam realizadas com entusiasmo.

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/25523