Início > Notícias > A educação literária como indutora para a elaboração de textos narrativos

A educação literária como indutora para a elaboração de textos narrativos

Santos, S. I. G. (2018). A educação literária como indutora para a elaboração de textos narrativos. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da Professora Ana Cristina Sequeira.

Este relatório centra-se na descrição, discussão e fundamentação do trabalho realizado no projeto "A Educação Literária como indutora para a elaboração de textos narrativos". O projeto teve como principal objetivo abordar aspetos da Educação Literária com alunos de uma turma de 3.º ano, a partir de obras de literatura para a infância, no sentido de contribuir para a elaboração de textos narrativos. Como tal, o projeto tem como questão/problema "A Educação Literária contribuí para a melhoria da conceção de textos narrativos?". A metodologia utilizada na execução do projeto foi a Investigação sobre a Prática, recorrendo a uma abordagem qualitativa de investigação. Para a conceção do projeto foi desenvolvida uma prática que seguiu as seguintes fases: a aplicação de um questionário e elaboração de uma produção textual como diagnóstico; a apresentação e exploração de obras de literatura infantil, optimizando aspetos da Educação Literária; a realização de textos narrativos pelos alunos, cumprindo com determinados objetivos conforme os conteúdos abordados; e a avaliação. Após a implementação do projeto e a respetiva análise dos resultados, verificou-se uma evolução por parte dos alunos, nomeadamente: (i) na utilização de diferentes expressões para iniciar um texto; (ii) na utilização de diversos conectores textuais; (iii) no cumprimento da estrutura de um texto narrativo; (iv) na pontuação correta do diálogo.

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/25524

Página gerada em: 2024-03-29 às 02:26:53