Início > Notícias > Poesia e iconografia

Poesia e iconografia

Mito, desporto e imagem nos epinícios de Baquílides

Jesus, C. A. M. (2017). Poesia e iconografia: mito, desporto e imagem nos epinícios de Baquílides. Porto: Fundação Eng. António de Almeida.

"Embora fascinante, a poesia grega arcaica é matéria complexa e fugidia, por o investigador ter à mão apenas um corpus fragmentário e a cada passo com transmissão controversa. A investigação neste domínio exige, pois, cautela e argúcia nas interpretações e conclusões. O autor demonstra essa preocupação, já que, quer na exposição dos assuntos, feita com rigor e profundidade e apoiada na leitura de vasta bibliografia, quer no diálogo que procura salientar entre poesia e artes plásticas, quer na argumentação produzida, revela boa informação e evidencia prudência no tratamento e discussão de questões, por vezes complexas.

As conclusões que avança são propostas com grande cuidado e sensatez, consciente de que as dificuldades e escolhos são muitos para quem trabalha na poesia grega arcaica, onde o corpus que nos chegou é sempre muito incompleto. Por isso, não se trata tanto de concluir, mas mais de problematizar aspectos e questões abordados ao longo da análise. Ainda assim, apesar de todos os cuidados e da consciência que demonstra dos escolhos do terreno pisado, conclui que Baquílides se revela um exímio contador de histórias e que opta pelo uso de mitos tradicionais e por uma conciliação temperada entre tradição e novidade.

Por todas essas razões, e ainda pela qualidade literária que exibe, é de enaltecer a publicação de Poesia e Iconografia: mito, desporto e imagem nos epinícios de Baquílides. Acresce ainda que - e ia a dizer acima de tudo - faz falta ao contexto literário português e vem preencher uma lacuna que nele existe. É que vem contribuir, de forma segura e clara, para o surpreendente ressurgir de um poeta, ao longo de tantos séculos esquecido - Baquílides." (José Ribeiro Ferreira, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Coimbra)