Início > Notícias > Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância

Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Paulo, A. S. C. E. (2019). Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da Professora Maria Manuela de Sousa Matos.

"Este projeto de investigação tem como tema: "A importância do Brincar na Creche e no Jardim de Infância" e tem como principal objetivo compreender e promover o brincar como atividade principal e direito das crianças, nestes dois contextos pedagógicos. Assim, tentei perceber como estava organizado o ambiente pedagógico, desde o espaço de sala e do exterior até à rotina diária, de modo a otimizar o brincar nas salas de creche e jardim de infância. Neste sentido, tive a oportunidade de compreender e interpretar os sentidos pedagógicos e as estratégias utilizadas pelas educadoras cooperantes relativamente a este tema. Esse foi também um ponto fulcral para entender de que modo poderia promover ainda mais a brincadeira tanto em creche como em jardim de infância. Relativamente ao estudo em questão, este foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e ocorreu em quatro momentos de estágio, três em sala de creche e um em sala de jardim de infância. Para a elaboração desta investigação foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa e também de investigação-ação. Dessa forma, a recolha da informação foi realizada através de observações, vídeos, fotografias e anotações, que fui registando ao longo dos estágios e que foram obtidos através de experiências e vivências que ocorreram nos mesmos. A elaboração de um inquérito por questionário permitiu-me ter uma visão mais clara das conceções das educadoras relativamente ao brincar. Todas as intervenções realizadas, analisadas e interpretadas nesta investigação tiveram como finalidade principal promover a brincadeira das crianças, dando-lhes a possibilidade de explorarem diferentes materiais e criarem novas aprendizagens através de interações quer com os materiais, quer com outras crianças e com os adultos, o que lhes permite desenvolverem-se emocional, física, social e cognitivamente."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/30624

Página gerada em: 2024-03-28 às 08:59:53