Início > Notícias > Alimentação saudável e interdisciplinaridade: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade

Colaço, F. A. T. (2019). Alimentação saudável e interdisciplinaridade: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação dos Professores José Miguel Freitas e Helena Espada Simões.

"O presente relatório apresenta a investigação realizada, em contexto de estágio, no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, numa turma do 4.º ano de escolaridade, numa escola no concelho da Quinta do Conde. Esta investigação utilizou uma abordagem qualitativa, pretendendo-se apresentar, analisar e interpretar todo o projeto implementado na turma, assim com a intervenção pedagógica, procurando dar resposta à questão problema: De que modo uma abordagem interdisciplinar pode contribuir para a promoção de hábitos alimentares saudáveis? A intervenção pedagógica centra-se numa abordagem interdisciplinar das diferentes áreas curriculares, articulando os conteúdos programáticos com a educação para a saúde, mais especificamente, com a alimentação saudável, de modo a promover e a fomentar entre os alunos bons hábitos alimentares, dando-lhes a conhecer os riscos de uma má alimentação. No sentido em que a abordagem interdisciplinar promove a não fragmentação disciplinar, todas as tarefas/atividades realizadas no âmbito do projeto foram pensadas e executadas com base nos objetivos de cada uma das áreas curriculares, explicita ou implicitamente presentes nas atividades, procurando envolver os alunos de forma ativa nas aprendizagens. Através deste projeto procurou-se apresentar evidências de que é possível através de atividades, que podem não estar inteiramente ligadas à alimentação saudável, trabalhar-se os bons hábitos alimentares, consciencializar os alunos para a problemática da alimentação saudável, e desse modo fomentar um estilo de vida mais saudável, ao mesmo tempo que se geram novos conhecimentos nas diferentes áreas curriculares do programa do 1º ciclo, de uma forma integra e não fragmentada."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/30702

Página gerada em: 2024-03-28 às 18:33:57