Início > Notícias > Educar para a cidadania no 1º ciclo do ensino básico: uma intervenção transdisciplinar

Coiteiro, M. G. (2019). Educar para a cidadania no 1º ciclo do ensino básico: uma intervenção transdisciplinar. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação dos Professores Carlos Cruz e Fernando Almeida.

"O presente relatório de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar o processo e análise de resultados retirados das minhas práticas de intervenção num estágio de 10 semanas numa turma de 3º ano. Este estudo teve como objetivo a educação para a cidadania através de intervenção transdisciplinar, para que esta área fosse trabalhada articuladamente com as várias áreas disciplinares. A metodologia a que recorri foi a investigação-ação, usando como técnicas de recolha de dados a observação participante, o inquérito por questionário e análise documental, que foram essenciais para obter dados mais completos. Com o decorrer da intervenção, a capacidade de argumentação e de mobilização de conhecimentos transmitidos ao longo das várias atividades inerentes ao projeto pedagógico foi crescendo semanalmente e isso refletiu-se nos Conselhos de Turma."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/30721

Página gerada em: 2024-03-29 às 13:19:22