Início > Notícias > Aula Aberta

Aula Aberta

Anfiteatro ESE/IPS | 26 março 2020 | 17h30-19h

Na Educação em geral, e na educação de infância em particular, temos sentido, ao longo dos últimos anos, um fenómeno que parece indicar que a quantidade de tempo é um indicador de valor para a avaliação e a auto-avaliação da eficácia do trabalho desenvolvido. Esta cada vez maior exigência social de produzirmos algo que seja útil com o nosso tempo retira-nos a possibilidade de o ocuparmos com coisas inúteis mas importantes, se não mesmo fundamentais. Essa pressa de "fazer coisas" promove um estado de ansiedade e de quase demência e estamos a deixar de saber estar presentes. Como consequência, estamos a deixar de saber contemplar e de saber elaborar sobre o que contemplamos. Refletir, analisar, partilhar, co-construir são ações que necessitam de tempo. De tempo útil. De tempo de pausa. Conseguiremos parar? Esta é a proposta...

Com o orador Henrique Santos, Educador de Infância de Nomeação Definitiva do Quadro do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena, na Malveira, atualmente desenvolve a sua atividade na Sala Amarela do Jardim de Infância do Gradil.

Formador Interno do Centro de Formação Rómulo de Carvalho, em Mafra, e colaborador na Academia de Formação MR Terapias. Membro Co-Fundador do movimento "Envolve-te", desenvolvendo atividades várias de formação, reflexão e análise pedagógica. Parceiro e Consultor no Projeto de Intervenção Comunitária "Fábrica de Cidadãos", integrado no Projeto BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa.

Docente nomeado para o Prémio Nacional de Professores 2007, Categoria Inovação.

Dinamizador das atividades de reflexão pedagógica, dirigidas a famílias, "Conversas Pequenas sobre Coisas Grandes", "Conversar a Escola" e "Conversas sobre Educação" (Mafra).

Professor de apoio do projeto Acordar3, da responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério do Ensino Superior, que visou promover a formação de docentes em Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Docente na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) de 1999/2005.

Frequência do Doutoramento em Educação - TIC na Educação no Instituto da Educação - Universidade de Lisboa mestrando no Curso de Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Página gerada em: 2024-05-03 às 06:25:31