Início > Notícias > Encontro Residência Artística Ratton 2021

Encontro Residência Artística Ratton 2021

21/10/2021 | Anfiteatro ESE/IPS | 14h - 18h

Encontro no âmbito da Residência Artística Ratton 2021 -"Poeticamente habita o homem sobre a terra"

O programa da Residência Artística Ratton -"Poeticamente habita o homem sobre a terra" decorre entre Julho de 2021 e Abril de 2022 e divide-se entre Setúbal e Lisboa. Partindo da premissa da Galeria Ratton, que desde 1987 desafia artistas contemporâneos que nunca utilizaram o azulejo, as quatro artistas residentes são convidadas a procurar uma nova expressão nos seus percursos artísticos utilizando as potencialidades que o azulejo oferece e as sinergias criativas defendidas neste projecto.

O encontro de dia 21 outubro, envolvendo toda a comunidade educativa, permitirá apresentar o programa da residência e explicar a importância de envolver cada vez mais a comunidade educativa nos processos da criação artística, permitindo que cada uma das artistas apresente a sua experiência e percurso criativo mostrando os seus trabalhos. Para a mesa-redonda com moderação de José Teófilo Duarte são convidados a reflectir sobre o "espaço público" e a "arte pública" o arquitecto Ricardo Carvalho e o escultor Sérgio Vicente (ambos com trabalhos realizados na cidade de Setúbal) e o Professor Fernando Rosa Dias.

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal apoia o evento, cedendo as instalações para que possa decorrer este diálogo cultural e artístico de importância para a nossa comunidade.

PROGRAMA:

14h - Abertura com os directores da Galeria Ratton, Ana Maria Viegas e Tiago Montepegado com a presença de Professora Cristina Gomes da Silva, directora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Senhor Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. Pedro Pina

14:15h - Comunicação de Ana Maria Viegas e Tiago Montepegado (directores da Galeria Ratton) com apresentação da Galeria Ratton e do Programa de Residência Artística Ratton 2021 Poeticamente habita o homem sobre a terra, com apresentação de vídeo.

15:15h - Comunicação das 4 artistas residentes para falar um pouco sobre o trabalho desenvolvido e a experiência ao longo dos vinte dias de residência efectiva na Oficina Ratton (Setúbal)

16:00h - Mesa-redonda com Arquitecto, Professor Ricardo Carvalho (Director do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa), Professor Sérgio Vicente (Escultor e Vice-Presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) e Professor Fernando Rosa Dias (Professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) com moderação de José Teófilo Duarte (director de arte e curador)

17:00h - Debate aberto com o público e todos os participantes presentes.

18:00h - Encerramento

Página gerada em: 2024-04-25 às 23:09:21