Início > Notícias > 8ª Semana da Comunicação Social

8ª Semana da Comunicação Social

28 março a 01 abril 2022 | ESE/IPS

As últimas décadas trouxeram mudanças drásticas para o ambiente comunicacional em que vivemos. Se por um lado a era digital possibilitou práticas de comunicação mais inclusivas, abertas e interativas, por outro, a celebrada cultura da participação dos primeiros tempos da World Wide Web cedeu rapidamente espaço para o modelo de influência digital implementado pelas grandes plataformas. A chamada plataformização da internet promoveu a cooptação das audiências, transformando-as em utilizadores que produzem conteúdos e dados para nutrir um sofisticado ecossistema de práticas promocionais baseadas em cálculos algorítmicos nada transparentes.

Enquanto as receitas publicitárias migram em larga escala dos media tradicionais para a internet e a informação (ou desinformação?) circula abundantemente online, o jornalismo enfrenta paralelamente uma crise no seu modelo de negócio e na sua legitimidade enquanto ator central das sociedades democráticas. Como denunciava a editora-chefe do The Guardian, Katharine Viner, os media sociais engolem as notícias e ameaçam o financiamento de reportagens de interesse público, inaugurando uma era em que todos têm seus próprios fatos.

Neste cenário comunicacional complexo, emergem desafios como a crescente desordem da informação, a proliferação de discursos de ódio, a fragmentação da esfera pública, a desregulamentação da publicidade, a comunicação estratégica multicanais, a plataformização da cultura e a hiperconexão. Problemáticas que serão discutidas na 8ª Semana da Comunicação Social na voz de investigadores, profissionais do jornalismo, publicidade, relações públicas e audiovisual e também na perspetiva dos estudantes e alumni da ESE/IPS. São cinco dias de conferências, workshops, masterclass, mesas redondas, exposições e exibição de filmes para melhor compreender e enfrentar os desafios da comunicação na era digital.

Vê aqui o Programa da 8ª Semana da Comunicação Social

Não faltes!