Início > Notícias > Análise de Dados

Análise de Dados

Texto de apoio para os professores do 1º ciclo

No âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática iniciado em 2005 para os professores do 1.º Ciclo e que se alargou no ano seguinte aos professores do 2.º Ciclo, foram identificados aspectos e temas relevantes para a formação em Matemática dos professores do Ensino Básico. Uma das vertentes que se destacou foi a importância de ter disponíveis documentos científicos que incidam nas temáticas abordadas nos primeiros anos de escolaridade.

A publicação desta brochura sobre Análise de Dados concretiza a iniciativa de organizar publicações de Matemática focadas nas temáticas centrais do currículo do Ensino Básico.

A partir de uma proposta da Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua em Matemática, o Ministério de Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, convidou Maria Eugénia Graça Martins, Luísa Canto e Castro Loura e Maria de Fátima Mendes a elaborar uma brochura que apoiasse, do ponto de vista científico, os professores do Ensino Básico no domínio da organização, análise e interpretação de dados.

Esta publicação constitui-se como um importante recurso posto à disposição dos professores numa temática que assume cada vez maior relevância no mundo de hoje. Paralelamente, marca a afirmação da importância da temática da Análise de Dados desde os primeiros anos de escolaridade apoiando o professor num desenvolvimento do seu conhecimento matemático.

Autoras: Mª Eugénia Martins, Luísa Loura, Mª de Fátima Mendes

Edição: Ministério da Esucação - DGIDC