Início > Notícias > Fonética do português europeu

Fonética do português europeu

Descrição e transcrição

Emiliano, António. Fonética do português europeu: descrição e transcrição. - Lisboa: Guimarães, 2009. - 388, [5] p. - ISBN 978-972-665-614-2

"A pronúncia-padrão do português europeu apresenta especificidades que, por várias razões, a ortografia não pode codificar. Com este livro, António Emiliano, professor de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, intervém precisamente na descrição e na transcrição dessa variedade, visando dois objectivos gerais: «explicitar a ortofonia portuguesa europeia (com base na pronunciação culta de Lisboa) e apresentar razoadamente convenções gerais de transcrição fonética normalizada do português europeu standard (dito 'padrão') por meio do International Phonetic Alphabet.» (pág. xii). Para Emiliano, é urgente a tarefa de adoptar critérios rigorosos na descrição da pronúncia correcta do português europeu, até porque a falta de intervenção dos linguistas portugueses neste domínio «abriu espaço ao surgimento de autoproclamados defensores da correcção e pureza linguísticas sem a devida preparação e actualização científica» (pág. xv). Deste modo, depois de um prefácio em que Stephen Parkinson, professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade de Oxford, vincula a obra à tradição da fonética prática, e de um elucidativo antelóquio do autor, o primeiro capítulo apresenta criticamente conceitos e termos relevantes para a análise e transcrição fonéticas. O segundo capítulo é constituído pelo inventário dos sons do padrão europeu, havendo a acompanhar cada um desses sons uma lista de itens lexicais com a respectiva transcrição fonética; inclui-se também um subcapítulo fundamentador das opções tomadas nas referidas transcrições. Um vocabulário fonético de geónimos de Portugal preenche o capítulo final, indo assim ao encontro das muitas dúvidas que suscita frequentemente a pronúncia dos nomes de lugar."