Risoleta C. Pinto Pedro tem publicado romance, novela, conto e BD (
O Achamento do Brasil e
O Conquistador) . Tem também escrito crónica para várias publicações e para a Antena 2 ("Quarta-Crescente" no programa "Despertar dos Músicos") . Foi premiada na ficção (Prémio Ferreira de Castro, C. M. de Sintra, Prémio Revelação APE) e na poesia (Prémio Sociedade da Língua Portuguesa).
Algumas publicações:
A Criança Suspensa (1996),
O Aniversário (1998)
, O Corpo e a Tela, A Compreensão da Lua, O Homem da Minha Vida, O Arquitecto, Venite in Silentio (2004)
, O Pecado do Vagabundo, Adelaide Cabete, História de uma Fundadora, O Sol do Tarot de Sintra, entre outras.
Tem igualmente criado textos para teatro (grupo TE-ATO, de Leiria) , e para música: libreto para o compositor Paulo Brandão e Grupo de Música Contemporânea (canção "Aprender com as Rosas" ) e para o compositor Jorge Salgueiro: cantata ("O Conquistador") , libreto de ópera ("O Achamento do Brasil") , canção ("Conquista-me") , musical ("Kate e o Skate" ). Vem também colaborando, há mais de 11 anos, com a Companhia de Dança Amalgama ("Viagens de Luar", "A Luz" e "O Desejo", "Mutações", "Venite in Silêncio", "Mater" e "A Alegria das Rosas") em espectáculos realizados nos Conventos de Mafra, de S. Paulo na serra d'Ossa, de Estremoz, de Cristo em Tomar, e nos Palácios da Pena e Regaleira, em Sintra.
Experiência de orientação em escrita criativa quer com os seus alunos, quer noutro tipo de organizações. Mantém um blogue literário:
www.aluzdascasas.blogspot.com
Em elaboração, oficinas para crianças de expressão poética, lúdica e criativa: voz e escrita.
O seu interesse por estudar e experimentar pontes entre a vida, a literatura e as outras artes e entre estas e os processos de consciência numa perspetiva integrada de conhecimento e arte, tem-na levado a escrever sobre educação, livros, artes plásticas, teatro, cinema, música, dança e levou-a, há sete anos, a iniciar uma investigação numa nova área de Psicoterapia holística designada
Renascimento tendo acabado por se formar nesta terapia.
Em fase de criação, uma inédita ficção em torno da temática da conceção, gestação e nascimento.