Início > Notícias > A Primeira República em Fafe

A Primeira República em Fafe

Elementos para a sua história

Coimbra, Artur Ferreira; Bastos, Daniel; Leite, Artur Magalhães. A Primeira República em Fafe: elementos para a sua história. - Fafe: Núcleo de Artes e Letras, 2012. - 361 p. - ISBN 978-989-98054-0-8

"Nos últimos anos, tendo como catalisador as comemorações do centenário da implantação da República em Portugal, os estudos sobre este período registaram um aumento muito significativo e de grande importância para este campo disciplinar, multiplicando-se, também, as iniciativas que visavam a divulgação e o debate sobre o republicanismo e a República. Foi, aliás, nesta conjuntura que, em boa hora, o Núcleo de Artes e Letras de Fafe promoveu um Curso Livre de História Local, subordinado ao tema "O concelho de Fafe durante a Primeira República (1910-1926)".
[...] Este livro é, assim, um importante contributo não apenas para a história do concelho de Fafe, mas para a história do final do século XIX e inícios do século XX, para a história da Primeira República e do Republicanismo. E, recuperando uma ideia/expressão do republicanismo, esta obra contribui em muito para a ilustração de todos os que se interessam ou trabalham sobre este período da História de Portugal." (Prefácio de Maria Alice Samara, Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal)

Página gerada em: 2024-04-19 às 01:37:11