Início > Notícias > Violência e maus-tratos em meio escolar

Violência e maus-tratos em meio escolar

Horizontes pedagógicos; 145

Blaya, Catherine. Violência e maus-tratos em meio escolar. - Lisboa: Instituto Piaget, D. L. 2008. - (Horizontes pedagógicos; 145). - ISBN 978-972-771-967-9

"A violência não é problema exclusivo de áreas desfavorecidas, embora essas regiões apresentem um maior risco de ocorrência. O problema é o ambiente criado pelos protagonistas. Existem os que construíram vínculos - interna e externamente - e os que deixaram deteriorarem-se as relações entre as personagens da escola, ou dela com a vizinhança. As instituições que funcionam como centros de formação contínua oferecem o seu espaço à comunidade e promovem eventos populares, demonstrando mais facilidade para afastar os conflitos de seu quotidiano. O Observatório Europeu de Violência nos Escolas foi criado, pela autora, com a finalidade de analisar as causas de um problema que incomoda professores de diversos nacionalidades e para o qual não existe uma solução fácil. Visando compreender melhor a origem dos conflitos e as intervenções que caibam no ambiente escolar, esta instituição reuniu sociólogos, antropólogos, psicólogos e criminologistas. Para a sua tese de doutoramento, Catherine Blaya entrevistou mais de cinco mil estudantes e educadores ingleses e franceses. Os resultados da investigação mostram que os centros de ensino britânicos apresentam mais segurança. Aqueles com menor incidência de atitudes agressivas e ambiente livre de riscos são os que adotam uma conceção mais ampla do papel do professor, promovem a união do corpo docente e mantêm bons contactos com a comunidade. «Em diversos países, as escolas com clima de trabalho positivo apresentam essas características», afirma. Nesta obra, a autora apresenta os conceitos e modelos que fortalecem a análise atual, abrindo a discussão sobre outros utensílios. Analisa as políticas públicas, mas também as respostas a nível local no que respeito à prevenção e à intervenção. Destinada a professores, trabalhadores sociais e estudantes de educação ajuda-os a escapar aos estereótipos e às soluções ingénuas que armadilham, muito frequentemente, a ação."

Página gerada em: 2024-04-20 às 05:25:40