Início > Notícias > Ciclo de aulas abertas 'Fala-me de Cultura 2016'

Ciclo de aulas abertas 'Fala-me de Cultura 2016'

Sextas-feiras, 10h-13h30, anfiteatro da ESE/IPS

A expressão Indústrias Culturais é hoje recorrente nos discursos político e mediático e frequentemente utilizada como aludindo a uma realidade incontestada e incontroversa. Neste quadro, aceita-se uma tendência para a conversão de todos os objetos culturais em mercadorias e a substituição da fruição pelo consumo. Este cenário é avaliado favoravelmente, sendo observado como motor de progresso social e desenvolvimento económico. Cunhada, na sua versão singular, em 1947, pelos teóricos da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer, a expressão visava, contudo, propósitos distintos. A intenção era promover uma reflexão crítica acerca da então recentemente fundada cultura de massa e dos seus modos de receção.

O ciclo de aulas abertas Fala-me de Cultura 2016, realizado no âmbito da Unidade Curricular Indústrias Culturais, do 2º ano da licenciatura em Comunicação Social, tem como propósito retomar a discussão deste conceito e de outros que se lhe associam, tais como, mercadorização da cultura, políticas culturais, democratização e diversidade cultural, contando para isso com a participação de vários convidados que laboram em diversas áreas da produção cultural.

Ao longo de sete semanas, realizaremos, todas as sextas-feiras, entre as 10h e as 13h30, encontros com agentes culturais, que conversarão sobre a sua experiência, debaterão os tópicos antes enunciados e responderão às questões do público. Destinado preferencialmente aos estudantes de Indústrias Culturais, o ciclo Fala-me de Cultura 2016, estará aberto a todos os que nele queiram participar, gratuitamente e sem necessidade de inscrição prévia.

Calendarização

DataConvidado