Início > Notícias > Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade

Gil, M. B. M. (2019). Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da Professora Mariana Oliveira Pinto.

"O presente relatório documenta um estudo realizado durante a Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A problemática em estudo centrou-se no ensino de técnicas e estratégias de seleção e organização de informação e no desenvolvimento de competências de produção textual, nomeadamente, de textos para divulgação de informação - o póster, com recurso ao modelo Big6 e a uma sequência didática. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação quantitativa e qualitativa com características aproximadas ao preconizado pela metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução nas aprendizagens dos alunos face aos objetivos definidos. Assim, concluiu-se que, (i) a implementação das diferentes etapas definidas no modelo Big6 permitiu aos alunos a monotorização do seu trabalho realizado e (ii) com base nos pressupostos do modelo, verificou-se que este contribuiu para o ensino explícito e sistematizado de técnicas e estratégias de seleção e organização da informação, competências que se consideraram essenciais a ser trabalhadas previamente para que os alunos apresentassem um bom desempenho na produção do texto para a explicitação e divulgação de conhecimentos. Também o recurso a uma sequência didática se demonstrou importante para o ensino do género textual em foco, dado que os resultados obtidos no final da implementação (pós-teste) foram, no que diz respeito às características do género, muito distintas daquelas que se verificaram na produção inicial (pré-teste). A articulação entre as disciplinas de Português e Estudo do Meio permitiu um maior envolvimento dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, uma maior apropriação dos conteúdos trabalhados."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/30630

Página gerada em: 2024-04-19 às 23:16:30