Início > Notícias > A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Custódio, A. M. C. (2019). A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da Professora Maria Manuela de Sousa Matos.

"O presente relatório, intitulado "A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância", tem como principal objetivo entender como é promovida a disciplina nas salas de creche e de jardim de infância, e desenvolver estratégias que, no futuro, me permitam construir um ambiente educativo positivo e com vista à aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que diz respeito à metodologia, este estudo foi desenvolvido tendo como base a investigação qualitativa, uma vez que pretende entender e analisar os fenómenos educativos, relativos ao tema do projeto, observados nos contextos de creche e jardim de infância. Para além disso, este projeto também se enquadra na metodologia de investigação-ação, com vista a melhorar uma situação problema observada nestes contextos. Relativamente aos procedimentos e dispositivos de recolha de informação, foram utilizados durante a realização deste projeto, a observação participante, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, o registo fotográfico, a análise documental e o questionário."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/30784

Página gerada em: 2024-04-20 às 06:14:21