Início > Notícias > Aula Aberta | Mestrado em Educação Pré-Escolar

Aula Aberta | Mestrado em Educação Pré-Escolar

25 novembro 2020 | 17h30 | via ZOOM

Pensar a Educação de infância em tempos de pandemia.
Testemunho de duas Educadoras de Infância.

No próximo dia 25 de novembro, pelas 17h30, realiza-se mais uma Aula Aberta do Mestrado em Educação Pré-Escolar, , via ZOOM, em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86135214373?pwd=elh5cGJLVlFJMXA2VTEyS3VDRi85UT09

Nesta aula, participam as oradoras:

Andreia Covita - Educadora de Infância na creche do Centro Integrado Arco Iris SCMA

O ReInventar de uma prática na Creche
Em Março a nossa vida mudou!

A palavra de ordem que mais eco fazia nos meus pensamentos era: ReInventar!
Era tempo de adotar novas estratégias na prática pedagógica, mas sem descuidar as medidas impostas pelas entidades competentes. Sabíamos que o mimo, o colo, os afetos continuariam a fazer parte do dia-a-dia da nossa prática. Mas onde ficavam os desafios para a realização de novas aprendizagens? E a relação de proximidade com as famílias?
Hoje, sabemos que estamos à distância de uma janela, de uma videochamada, de uma folha de memórias partilhada. Sabemos que as aprendizagens ganharam outro impacto e a nossa prática, quer em sala de atividades, quer na comunidade foi ReInventada e Adaptada. Sabemos, ainda, que estamos juntos a criar memórias e a explorar uma nova realidade que ainda agora começou.

Teresa Matos - Educadora de Infância no Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio EB1 PME

Comunicar na sala, com as famílias e a comunidade educativa: que desafio(s) diário(s) neste tempo?

Comunicar na Sala, com as Famílias e com a Comunidade Educativa, um desafio diário mesmo nestes tempos mais difíceis.
Acredito que as diferentes formas de comunicar e partilhar, que naturalmente acontecem no seio do grupo de crianças, com as famílias e com outros elementos da Comunidade Educativa, são essenciais, para que TODOS possamos construir conhecimentos significativos.
Mas de repente surgiu nas nossas vidas uma terrível Pandemia a nível mundial. Como manter os princípios de COMUNICAÇÃO, com as crianças, famílias e comunidade, respeitando e evitando contactos presenciais? Se já usava os meios digitais, antes da Pandemia estes foram agora reforçados e muito mais utilizados.

Página gerada em: 2024-03-29 às 14:09:18