|
Planear e avaliar na educação pré-escolar
1ª Edição
Cardona, M. J., Silva, I. L., Marques, L., & Rodrigues, P. (2021). Planear e avaliar na educação pré-escolar. Direção-Geral da Educação.
Partindo de um enquadramento teórico inicial, no qual são definidos alguns conceitos básicos, e tendo como referência as atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) [1], os diferentes capítulos foram organizados de forma a refletir diversas vertentes das características do planeamento e da avaliação na educação pré-escolar, e as suas implicações nas práticas educativas, sendo integradas questões de reflexão, sugestões de trabalho e exemplos.
Algumas sugestões e exemplos foram recolhidos a partir do trabalho que decorreu em algumas das oficinas de formação que apoiaram a implementação das OCEPE. Agradecemos a todas as educadoras e educadores e também a todas as formadoras e formadores que, com os seus contributos, nos ajudaram a enriquecer este texto.
Pretende-se que esta publicação seja um apoio ao trabalho de planificação e avaliação desenvolvido nos jardins de infância. Para facilitar a consulta, cada capítulo é precedido de uma introdução que sintetiza o seu conteúdo, sendo apresentada no final uma síntese das ideias principais e questões de reflexão. (Introdução, p. 9)

|
|