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Participação e envolvimento das famílias
Construção de parcerias em contextos de educação de infância
Mata, L., & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias: Construção de parcerias em contextos de educação de infância. Direção-Geral da Educação.
"Sabe-se hoje em dia que promover o envolvimento das famílias requer esforço e é responsabilidade de toda a comunidade educativa, desde os órgãos de gestão, passando por todo o pessoal técnico e até pelas crianças. Só deste modo se consegue uma ação concertada e global, contribuindo para a participação plena e envolvimento de todas as famílias.
Esta brochura aborda alguns aspetos considerados essenciais na participação das famílias. Embora possa ser usada por todos os profissionais da educação, é dirigida essencialmente aos/às educadores/as, pois são os interlocutores mais diretos das famílias e quem conhece tanto o projeto educativo do estabelecimento, como o projeto curricular do grupo em profundidade. Considerando o papel central do/a educador/a no planeamento e organização de todo o trabalho que promova o desenvolvimento e aprendizagem da criança, visa-se nesta brochura realçar o que pode ser o trabalho deste/a profissional e a sua ação responsável e intencional na participação das famílias, promovendo também a colaboração e participação dos outros profissionais para uma ação consistente e continuada.
O presente documento não pretende ser um manual onde se apresentam ações e estratégias que todos devem desenvolver do mesmo modo, pois isso não é eficaz. Sabe-se que não há uma forma única de agir, pois as famílias e os contextos são distintos, os recursos variam muito, os profissionais têm conceções e perspetivas diferentes. Para além disso, o envolvimento das famílias é um processo gradual, onde se vão ganhando saberes e competências e se desenvolvem relações, levando a uma aproximação e partilha graduais e cada vez mais consistentes. Deste modo, cada um faz o seu percurso ao seu ritmo e à sua maneira, ganhando confiança para delinear novos objetivos, pensar as etapas seguintes e arranjar estratégias para os cumprir. Para isso é preciso um profissional informado, reflexivo e que introduza intencionalidade nas suas ações." (Introdução, p.7)

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