Início > Notícias > Seminário Internacional 'Entre a teoria, os dados e o conhecimento': Investigar práticas em contexto

30 de Outubro de 2014 | ESE/IPS

Apresentação

O estudo e a produção de conhecimento acerca de realidades complexas existentes nos vários domínios da investigação, no âmbito da educação e da cultura, implicam a mobilização e utilização de um conjunto alargado de conceitos, técnicas e procedimentos investigativos que contribuam, por um lado, para a compreensão da "realidade" em estudo e, por outro, para romper com a linearidade do senso comum.

A materialização destes pressupostos é concretizada no 'princípio do vaivém', de avanço e recuo entre a descrição e a confrontação teórica, entre a indução e a dedução analítica num trabalho intelectual em rede de compreensão das características distintivas da realidade em presença, das características dos sujeitos, das ações e dos sentidos que lhe atribuem, das diferentes tradições em que se enquadram e das histórias e narrativas que constroem. A relação dialética que se estabelece entre teoria-terreno-investigador-reflexividade, bem como a triangulação teórica e metodológica, sem a qual não é possível o rigor investigativo, de análise, e de interpretação dos dados, não pretende tornar a 'teoria mais objetiva', mas sim procurar obter um retrato mais alargado e aprofundado da realidade em que a consistência, complexidade e diversidade são aspetos cruciais para a análise e interpretação da ação social em estudo e para a construção do conhecimento.

Após os dois primeiros Seminários de Investigação "Entre a teoria, os dados e o conhecimento" realizados em 2012 e 2013, este III Seminário pretende aprofundar as dimensões de partilha e de conhecimento de projetos e modalidades de investigação de docentes da ESE, de outras escolas do IPS e de outras instituições de Ensino Superior, assim como de estudantes dos mestrados em ensino e dos últimos anos das várias licenciaturas. Para além disso, inaugura um novo ciclo, o da internacionalização, procurando-se estabelecer novas relações e contextos de trabalho com a comunidade internacional de investigação em educação.

A Comissão Científica
Ana Pereira, António Ângelo Vasconcelos, Catarina Delgado, Cristina Gomes da Silva,
Fernanda Botelho, Jorge Pinto, José Duarte, Marta Pinho Alves e Margarida Rodrigues

30 de Outubro de 2014
08:45
Receção
09:15
Sessão de Abertura:
Joana Brocardo, Diretora da ESE/IPS
09:30
Conferência: Design Research as a Research Method in Education
Koeno Gravemeijer, University of Technology, Eindhoven, Holland
10:15
Comentário
Fátima Mendes, ESE de Setúbal
10:30
Debate
Intervalo (10:45 - 11:15)
Comunicações
11:15
Sala S5
(C1 a C3)
Sala S7
(C4 a C6)
Sala S3
(C7 a C9)
Sala S9
(C10 a C12)
Sala S11
(C13 a C15)
Sala S12
(C16 a C18)
Almoço (12:45 - 14:00)
14:00
Conferência: Acerca da Qualidade das Investigações Qualitativas: Método, Recolha e Transformação de Dados no Âmbito do Projeto AVENA
Domingos Fernandes, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
14:45
Comentário
Jorge Pinto, ESE de Setúbal
15:00
Debate
Intervalo (15:15 - 15:30)
Mostra de Posters: conversa com os autores
Comunicações

Secretariado: Elisa Ribeiro
    Telefone: (+351) 265710893

Como chegar à ESE
As inscrições encontram-se encerradas.
  • 20 euros: acesso às conferências e às comunicações orais (incluído o almoço e os cofee breaks, para além dos materiais a distribuir na receção)
  • isentos de pagamento: estudantes (de 1.º e 2.º ciclo) de instituições de ensino superior
    O pagamento deve ser realizado por transferência bancária para o NIB 078101120000000302032 e o comprovativo deve ser enviado para o e-mail si2014@ese.ips.pt
    Nota: A inscrição, para aqueles que não são estudantes, só será considerada válida após receção do comprovativo da transferência.

Programa definitivo em versão PDF

Cartaz em versão PDF