|
Seminário Internacional 'Entre a teoria, os dados e o conhecimento': Investigar práticas em contexto
30 de Outubro de 2014 | ESE/IPS
Apresentação
O estudo e a produção de conhecimento acerca de realidades complexas existentes nos vários domínios da investigação, no âmbito da educação e da cultura, implicam a mobilização e utilização de um conjunto alargado de conceitos, técnicas e procedimentos investigativos que contribuam, por um lado, para a compreensão da "realidade" em estudo e, por outro, para romper com a linearidade do senso comum.
A materialização destes pressupostos é concretizada no 'princípio do vaivém', de avanço e recuo entre a descrição e a confrontação teórica, entre a indução e a dedução analítica num trabalho intelectual em rede de compreensão das características distintivas da realidade em presença, das características dos sujeitos, das ações e dos sentidos que lhe atribuem, das diferentes tradições em que se enquadram e das histórias e narrativas que constroem. A relação dialética que se estabelece entre teoria-terreno-investigador-reflexividade, bem como a triangulação teórica e metodológica, sem a qual não é possível o rigor investigativo, de análise, e de interpretação dos dados, não pretende tornar a 'teoria mais objetiva', mas sim procurar obter um retrato mais alargado e aprofundado da realidade em que a consistência, complexidade e diversidade são aspetos cruciais para a análise e interpretação da ação social em estudo e para a construção do conhecimento.
Após os dois primeiros Seminários de Investigação "Entre a teoria, os dados e o conhecimento" realizados em 2012 e 2013, este III Seminário pretende aprofundar as dimensões de partilha e de conhecimento de projetos e modalidades de investigação de docentes da ESE, de outras escolas do IPS e de outras instituições de Ensino Superior, assim como de estudantes dos mestrados em ensino e dos últimos anos das várias licenciaturas. Para além disso, inaugura um novo ciclo, o da internacionalização, procurando-se estabelecer novas relações e contextos de trabalho com a comunidade internacional de investigação em educação.
A Comissão Científica
Ana Pereira, António Ângelo Vasconcelos, Catarina Delgado, Cristina Gomes da Silva,
Fernanda Botelho, Jorge Pinto, José Duarte, Marta Pinho Alves e Margarida Rodrigues
Programa
30 de Outubro de 2014 | 08:45 | Receção | Local: Anfiteatro (ESE/IPS) | 09:15 | Sessão de Abertura:
Joana Brocardo, Diretora da ESE/IPS | 09:30 | Conferência: Design Research as a Research Method in Education Koeno Gravemeijer, University of Technology, Eindhoven, Holland | 10:15 | Comentário Fátima Mendes, ESE de Setúbal | 10:30 | Debate | Intervalo (10:45 - 11:15) | Comunicações 11:15 | | | | | | | Almoço (12:45 - 14:00) | Local: Anfiteatro (ESE/IPS) | 14:00 | Conferência: Acerca da Qualidade das Investigações Qualitativas: Método, Recolha e Transformação de Dados no Âmbito do Projeto AVENA Domingos Fernandes, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | 14:45 | Comentário Jorge Pinto, ESE de Setúbal | 15:00 | Debate | Intervalo (15:15 - 15:30) | 15:30 - 16:00 | Mostra de Posters: conversa com os autores | Comunicações 16:00 | | | | | | | Local: Anfiteatro (ESE/IPS) | 17:00 | Sessão de Encerramento Pedro Dominguinhos, Presidente do IPS
José Luís Garcia, ICS, Universidade de Lisboa |
Comunicações e Posters
Contactos Escola Superior de Educação
Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha
2914-504 Setúbal
E-mail: si2014@ese.ips.pt
Secretariado: Elisa Ribeiro
Telefone: (+351) 265710893
Como chegar à ESE
Inscrições
As inscrições encontram-se encerradas.- 20 euros: acesso às conferências e às comunicações orais (incluído o almoço e os cofee breaks, para além dos materiais a distribuir na receção)
- isentos de pagamento: estudantes (de 1.º e 2.º ciclo) de instituições de ensino superior
O pagamento deve ser realizado por transferência bancária para o NIB 078101120000000302032 e o comprovativo deve ser enviado para o e-mail si2014@ese.ips.pt Nota: A inscrição, para aqueles que não são estudantes, só será considerada válida após receção do comprovativo da transferência.
Programa definitivo em versão PDF
Cartaz em versão PDF
Apoios
|
|