|
Seminário 'Entre a teoria, os dados e o conhecimento'
8 de Novembro de 2012 | ESE/IPS
Apresentação
O estudo e a produção de conhecimento acerca de realidades complexas existentes nos vários domínios da investigação no âmbito da educação e da cultura implicam a mobilização e o manejo de um conjunto alargado de conceitos, técnicas e procedimentos investigativos que contribuam, por um lado, para a compreensão da "realidade" em estudo e, por outro, para romper com a linearidade do senso comum.
A materialização destes pressupostos é concretizada no 'princípio do vaivém', de avanço e recuo entre a descrição e a confrontação teórica, entre a indução e a dedução analítica num trabalho intelectual em rede de compreensão das características distintivas da realidade em presença, das características dos sujeitos, das ações e dos sentidos que lhe atribuem, das diferentes tradições em que se enquadram e as histórias e narrativas que constroem. A relação dialética que se estabelece entre teoria-terreno-investigador-reflexividade, bem como a triangulação teórica e metodológica, sem a qual não é possível o rigor investigativo, de análise, e de interpretação dos dados, não pretende tornar a 'teoria mais objetiva' mas sim procurar obter um retrato mais alargado e aprofundado da realidade em que a consistência, complexidade e diversidade são aspetos cruciais para a análise e interpretação da ação social em estudo e para a construção do conhecimento.
Assim, o Seminário "Entre a teoria, os dados e o conhecimento" procura, por um lado, através de duas conferências e de espaços de 'poster', apresentar as principais modalidades de investigação qualitativa, partilhar e dar a conhecer projetos e modalidades de investigação de docentes da ESE e de estudantes de mestrado e, por outro, discutir os modos como se estabelece a relação entre as dimensões teóricas, os dados empíricos (a recolha, a organização, a análise, a descrição) e a construção do conhecimento.
Programa:
Local: Anfiteatro | 09:00 h. | Receção | 09:15 h. | Abertura: Joana Brocardo (Diretora da ESE de Setúbal) e Comissão Científica | 09:30 h. | Conferência O estudo de casos para a compreensão de fenómenos educativos João Pedro da Ponte - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | 10:15 h. | Comentário: Lurdes Serrazina - ESE de Lisboa | 10:30 h. | Debate | Intervalo (10:45 h. - 11:15 h.) | Posters
11:15 h. | Sala 1 | Sala 2 | Sala 3 | Sala 4 | Sala 5 | P1, P2 e P3 | P4, P5 e P6 | P7, P8 e P9 | P10, P11 e P12 | P13, P14 e P15 | Almoço (12:45 h. - 14:15 h.) | Local: Anfiteatro | 14:15 h. | Conferência Investigar a prática: perspetivas da investigação-ação Isabel Lopes da Silva - Investigadora | 15:00 h. | Comentário: Carla Cibele - ESE de Setúbal | 15:15 h. | Debate | Intervalo (15:30 h. - 16:00 h.) | Posters
16:00 h. | Sala 1 | Sala 2 | Sala 3 | Sala 4 | P16 e P17 | P18 e P19 | P20 e P21 | P22 e P23 | Local: Anfiteatro | 17:00 h. | Encerramento: Miguel Moreira (Unidade I&D do IPS) e Comissão Científica | Momento musical com o gupo BelaBatuke(*) |
(*) BelaBatuke é um projeto de percussão que incide na promoção da formação e socialização de crianças e/ou jovens. Defende o ensino da música como contributo para uma educação mais humanizada e integradora, potenciadora do desenvolvimento pessoal e social.
Resumos das Sessões
Comissão Científica e Organizadora:- António Vasconcelos
- Fernanda Pratas
- Jorge Pinto
- José Duarte
Secretariado de apoio:- Elisa Ribeiro
- Susana Bagulho (3.º AIS)
- Cláudia Silveira (3.º AIS)
Contacto: semi2012@ese.ips.pt
Datas importantes:
- 5 de Novembro: nova data limite de inscrição(*)
- 8 de Novembro: data de realização do Seminário
(*) No entanto, a Comissão Científica e Organizadora não garante, aos inscritos após 31 de Outubro, a distribuição do programa em papel. Este está, de qualquer modo, disponível para todos, em formato digital.
Inscrição: Encerradas (para informações, utilize o mail de contacto).
Apoios:
|
|