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Projectos

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Programar o Futuro

O projeto Programar o Futuro é um projeto da SIC Esperança, financiado pela Google.org, e consiste num programa de capacitação nas áreas da programação, código e robótica

Implementado por uma equipa técnica Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, o projeto tem como objetivo formar 400 desempregados ou que em situação de emprego precário, com idade entre os 18 e os 30 anos. Pretende-se, assim, contribuir para aumentar o número de cidadão com formação na área do digital para que maior número de candidatos possam responder a uma maior necessidade das empresas.

Programar o Futuro decorrerá até julho de 2024 e tem a colaboração das Câmaras Municipais de Braga, Coimbra, Castelo Branco, Setúbal e Faro.

Equipa do projeto: Ana Chambel, Carla Cibele Figueiredo, João Grácio, João Torres, Maria do Rosário Rodrigues, Miguel Figueiredo, Paulo Torcato



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PROGRAMA DE REFORÇO DE CAPACIDADES DO SISTEMA EDUCATIVO DA GUINÉ-BISSAU

O Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo (PRECASE) da Guiné-Bissau visa o aumento dos padrões de qualidade da educação e da aprendizagem nos subsistemas pré- escolar, ensino básico e secundário na Guiné-Bissau.

Pretende contribuir para a melhoria do sistema educativo da Guiné-Bissau, em particular a partir de processos de formação de profissionais do setor da educação, com vista a aumentar os padrões de qualidade da educação e da aprendizagem nos subsistemas pré-escolar, ensino básico e secundário na Guiné- Bissau.

Será implementado entre dezembro de 2019 e dezembro de 2023.

Entidade coordenadora: FEC – Fundação Fé e Cooperação

Parceiros: Escola Superior de Educação / IPS, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Equipa da ESE: Miguel Figueiredo e Pedro Felício (Coordenação)
Ana Alcântara, Ana Costa, Ana Pessoa, Ana Pereira, Ana Sequeira, Ana Cristina Figueira, António Vasconcelos,
Carlos Cruz, Carlos Xavier, Catarina Delgado, Cristina Roldão, Cristina Gomes da Silva, Filipe Fialho, Gina Lemos,
Helena Simões, Jorge Pinto, Joana Matos, João Pires, João Torres, Mariana Veiga, Maria de Fátima Mendes,
Maria do Rosário Rodrigues, Maria Manuela Matos, Sofia Figueira.

Mais informação em: https://www.fecongd.org/project/precase/



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SOS Fire! - European Training Course for school pupils on fire prevention and first aids through civic engagement

O SOS Fire é um projeto Erasmus+, iniciado em 2019, que tem como finalidade consciencializar as crianças europeias em idade escolar sobre os riscos causados pelo fogo, a sua prevenção e as medidas mais importantes a implementar em caso de emergência e incêndio.

As principais linhas de ação do projeto centram-se na criação de materiais didáticos, na formação de professores, na implementação de atividades de ensino/aprendizagem nas escolas com o envolvimento das famílias e da comunidade e no intercâmbio de experiência entre escolas europeias.

A metodologia deste projeto permitirá às crianças, aos seus professores e familiares o desenvolvimento de competências em:

  • Reconhecer situações de risco e tornar as mesmas seguras;
  • Identificar fontes de perigo;
  • Como atuar em caso de incêndio ou queimadura.

Instituições: Fondation des Brulês – Bélgica (Coordenação); ADR - Actie Dorpen Romenie(Roménia); NARHU National Association of Professionals Working Wiith People with Disabilities (Bulgária); Instituto Politécnico de Setúbal (Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Educação); The Open Network for Community Development (Roménia/Bélgica).

Equipa do IPS: Gabriela Golaço (ESS, coordenadora), Aldina Lucena (ESS), Helena Simões (ESE), José Freitas (ESE).

Site do projeto: https://sosfiretraining.eu/

Facebook: https://www.facebook.com/SOSfiretraining/

Contacto: gabriela.colaco@ess.ips.pt



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Implementation of International Offices in Schools (IINTOS)

O projeto IINTOS envolve quatro instituições parceiras de três países - Portugal, Itália e Republica Checa – teve início em dezembro de 2017.

O IINTOS tem como principal objetivo o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem internacionais, que permitem aos principais beneficiários do projeto: professores, estudantes e comunidade escolar, tornar a escola mais internacional e ao mesmo tempo um desenvolvimento de competências, como por exemplo nas áreas da educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Com este objetivo, o projeto desenvolveu uma abordagem para gabinetes Internacionais em Escolas, como forma de encorajar, facilitar, ajudar e promover a internacionalização dessas mesmas escolas.

Este projeto financiado pelo Erasmus + Ka2, nos dois anos e meio da sua existência desenvolveu:

  • Uma estrutura de comparação curricular que permite uma abordagem curricular ao nível de uma dimensão Europeia e Internacional;
  • Uma identificação e desenvolvimento das atividades para Coordenador de gabinete internacional de escola;
  • Uma plataforma web online para coordenadores internacionais e professores (https://iintos.netlify.app);
  • Um processo de mobilidade internacional entre as duas escolas parceiras do projeto, para testar os produtos e processos desenvolvidos no projeto.

    Espera-se agora que os produtos do projeto sejam um facilitador de intercâmbios entre escolas europeias e que se torne mais comum e usual uma abordagem internacional no ensino e aprendizagem.

    Instituições: Instituto Politécnico de Setúbal (Coordenador); Palacký University Olomouc; Agrupamento de Escolas José Saramago; Istituto Istruzione Superiore " G. Valauri".
    Equipa da ESE/IPS: José Miguel Freitas (coordenador), Leonor Saraiva, Ana Maria Boavida, Miguel Figueiredo, Nuno Pina (EST Setúbal)



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    GEN10S Portugal

    O projeto GEN10S Portugal é desenvolvido pelo IPS, através do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação, e resulta de uma parceria da Google Org com a associação espanhola Ayuda en Acción e a SIC Esperança. A finalidade do projeto é ensinar programação a crianças, promovendo a igualdade de oportunidades na área digital, reduzindo barreiras socioeconómicas e de género. Este projeto pretende formar em programação Scratch alunos do 5º e 6º ano de agrupamentos de escolas públicas, de todo o país, contribuindo para que os jovens tenham uma nova perceção da tecnologia, demonstrando que podem não só ser consumidores de tecnologia, como também assumir o papel de criadores, programando com aquele software.
    Espera-se que o projeto promova uma maior integração social e tecnológica em todo o país, que contribua para combater as disparidades de género que se verificam na área digital, permita desenvolver competências pessoais e sociais, estimule a criatividade e o trabalho em grupo e o sucesso educativo, reduzindo índices de abandono escolar.
    O projeto contempla ainda a formação de professores, contribuindo para a adoção de formas inovadoras de ensino.
    Para além de dotar os professores de ferramentas digitais e incentivar a integração destas nas diferentes áreas curriculares, pretende-se ainda que o GEN10S contribua para criar condições de sustentabilidade para a inclusão de atividades de programação com Scratch na comunidade escolar.

    Para implementar o projeto GEN10S Portugal nas diferentes regiões do país, o IPS conta, no ano letivo 2018/19, com a colaboração de Instituto Politécnico de Bragança, IETI - Inovação Educacional com as Tecnologias de Informação (Braga), Universidade de Aveiro, CCTIC Softciências e CASPAE (Coimbra), Centro de Competência Entre Mar e Serra (Leiria), Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Formação de Associação de Escolas de Loures Oriental, EDUCOM (Margem Sul e Algarve), Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano (Portalegre).


    Equipa da ESE/IPS: Miguel Figueiredo (Coordenação) e João Torres (CCTIC-ESE/IPS)
    Mais informações: http://genios.org.pt/



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    The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students

    O projeto ERASMUS+ KA2 The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students (Soft Skills) tem como objetivo desenvolver um conjunto de ferramentas (a ser disponibilizado para um amplo grupo de utilizadores) com vista a contribuir para o desenvolvimento e promoção do uso de métodos de ensino inovadores e tecnologias durante o trabalho diário com os alunos, bem como para o desenvolvimento de novas competências e melhoria da qualidade de trabalho de professores. O projeto também pretende contribuir para criar e apoiar abordagens para promover a criatividade, o pensamento empreendedor e outras competências sociais.

    O projeto é coordenado pela University College of Enterprise and Administration (https://en.wspa.pl/), Lublin, Polónia e integra o Deggendorf Institute of Technology from University of Applied Sciences (https://www.th- deg.de/de/studierende), Deggendorf, Alemanha, a International School for Social and Business Studies (https://mfdps.si/en/), Celje, Eslovénia e a participação do Instituto Politécnico de Setúbal no projeto é assegurada pelas Escolas Superiores de Educação e Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, através dos seguintes docentes: Maria do Rosário Rodrigues (ESE/IPS – coordenação local); Ana Luísa Oliveira Pires (ESE/IPS); Mário Baía (ESE/IPS) e Elsa Ferreira (ESTSetúbal/IPS).

    Mais informações em: https://projetos.ese.ips.pt/softskills/

    Site oficial do projeto: https://wspaerasmus.wixsite.com/supportsystem


    KML II > Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal

    O projeto Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML II, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e com duração de 26 meses, irá estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica. O projeto, coordenado pela Universidade do Minho, prevê a criação de um espaço físico, nesta instituição, destinado a alunos da formação inicial e pós‑graduada, e também profissionais de educação, na formação contínua. Prevê ainda um laboratório móvel que se destina aos Pólos com sede em Instituições de Ensino Superior: ESESetúbal, ESEViseu, ESELisboa, ESEBragança e Universidade Nova de Lisboa, que apoiam o projeto. Os Kits a distribuir pelas instituições de Ensino Superior contribuem para o laboratório de cada instituição, a par dos recursos que já possuem.

    Orientados por uma abordagem metodológica de investigação- ação pretendemos estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico nesta área do saber, para posteriormente construir o referencial teórico. Nesta investigação temos a parceria da UÉvora para o levantamento das necessidades formativas num panorama nacional. A construção do referencial é encaminhada pela UMinho, conjuntamente com os consultores e da área das NEE. Contamos também com a parceria da UAberta para a construção de um protótipo de MOOC, para a formação de formadores.

    Pretende-se assim, distribuir a nível nacional os recursos, para implementar atividades de programação e robótica, e que estes Pólos sejam consultores no desenvolvimento do referencial, que tem como objetivo estudar e reformular os programas de unidades curriculares das tecnologias nos cursos de Educação.

    A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal constitui-se como um Pólo neste projeto e nele estão envolvidos os docentes: Maria Rosário Rodrigues (Responsável); Miguel Figueiredo e João Torres.

    Site do projeto: https://www.nonio.uminho.pt/kml2/


    > No âmbito da relação com a comunidade envolvente, docentes e estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual da ESE/IPS realizaram o vídeo “Gestão Integrada de Utilização do Hospital de Dia de Oncologia”, em parceria com uma equipa do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM). O vídeo pretendia apresentar o novo sistema de gestão desenvolvida no CHBM, na área da Oncologia. Este projeto, implementado no CHBM, na área da gestão dos cuidados de saúde ao doente oncológico, foi um dos 11 selecionados, de entre 47 projetos nacionais, para apresentação oral na 11ª Edição do Encontro do Prémio de Boas Práticas em Saúde, promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.
    Este vídeo foi concebido e desenvolvido no mês de novembro de 2017. Para visualizar o vídeo, pode aceder ao espaço da ESE/IPS na plataforma Youtube.
    > Vídeo institucional da ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines (aicep global Parques) A Aicep Global Parques, no âmbito da sua política de Responsabilidade Social Corporativa, promoveu a realização deste vídeo institucional para a ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines em 2017, que foi produzido pelo corpo docente e estudantes do Curso Técnico e Superior Profissional em Produção Audiovisual do Instituto Politécnico de Setúbal, acrescentando, assim, reconhecimento e valor à sua formação. Para visualizar o vídeo, pode aceder ao espaço da ZILS na plataforma Youtube.
    > Projeto de Aprendizagem para Todos

    O IPS, através da ESE/IPS, participa no Projeto de Aprendizagem para Todos (PAT), em parceria com o Ministério da Educação da República de Angola, Banco Mundial e Fundação Calouste Gulbenkian.


    > Empowering E- Portfolio Process

    O Empowering E-Portfolio Process (EEP) é um projeto Erasmus KA2+ que tem como finalidade promover o desenvolvimento de boas práticas no Ensino Superior, estimulando a cooperação e a partilha entre docentes e investigadores de diversos países europeus.

    > Projeto FinKit – Literacia Financeira: uma ferramenta-chave para melhorar o ciclo de vida das pessoas

    O projeto Literacia Financeira: uma ferramenta-chave para melhorar o ciclo de vida das pessoas (FinKit) concentra-se em ações para melhorar o nível de literacia financeira.

    > The Partnership for Education and Research about Responsible Living (PERL/UNITWIN)
    Programa que irá promover a investigação e educação, que ajuda as pessoas a integrar nas suas ações diárias conhecimentos e perceções ecológicas, sociais, culturais e económicos na vida responsável e sustentável.
    > Projeto ‘Consumer Classroom’
    É um espaço cibernáutico dirigido essencialmente a Professores com o objetivo de possibilitar a estes profissionais o intercâmbio de conteúdos pedagógicos, na área da Educação do Consumidor, e que poderá explorar e partilhar com os seus alunos. Aqui encontrará uma extensa biblioteca de recursos pedagógicos, provenientes de toda a UE, bem como ferramentas interativas e colaborativas que poderá utilizar e personalizar.
    > Projeto - TOO_YOU: TooYoung To Fail

    O projeto Too Young to Fail (2Young2Fail) que envolve nove instituições parceiras, entre elas a Escola Superior de Educação do IPS de Setúbal, de cinco países - Itália, Portugal, Reino Unido, Holanda e Espanha – teve início em Turim em Novembro.

    2Young2Fail tem como principal objetivo a construção de um conhecimento mais profundo e a promoção de uma maior consciencialização sobre o problema do abandono escolar nos primeiros anos de escolaridade (10-15 anos) uma tendência crescente em toda a Europa.

    Este projeto financiado pelo Erasmus + Ka2, irá nos próximos dois anos recolher e estudar boas práticas no âmbito do combate ao abandono escolar desenvolvidas em contextos diversos para a construção de produtos multimédia destinados às escolas e instituições educativas que colocam a problemática do abandono como um assunto prioritário na sua agenda. Para tal será, também criada uma plataforma para disponibilização de materiais, e troca de experiências sobre práticas de prevenção ao abandono escolar em geral e em particular na faixa etária dos 10-15 anos.Esta plataforma estará disponível a todos os intervenientes educativos, quer da comunidade local, nacional ou internacional.

    Instituições: Fondazione per la scuela – San Paulo (Coordenador); Instituto Politécnico de Setúbal; Confederacion Espanola de Centros de Ensenanza; Gemeente 's-Hertogenbosch; Rodenborch Colledge Agrupamento de Escolas José Saramago; Instituto Compreensivo " g. Salvemini"; Hampton Hill Junior Shool; Fundação Caloust Gulbenkian

    Equipa da ESE/IPS: Jorge Pinto (coordenador local), Cristina Gomes da Silva, Ana Costa e José Miguel Freitas.

    > Territórios Educativos de Intervenção Prioritária - Peritos externos
    Projeto coordenado e financiado pela Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e da Ciência.
    No âmbito da Educação e Inclusão Social, os peritos externos TEIP constroem, em conjunto com as direções e com os professores dos agrupamentos, um conjunto de estratégias para a promoção do sucesso escolar e avaliam-nas.
    > Projeto ‘Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos críticos’
    Projeto que integra docentes das Escolas Superiores de Educação dos Institutos Politécnicos de Setúbal, Lisboa e Portalegre e que, numa primeira fase, procurou aprofundar o entendimento de cálculo mental flexível, articulando uma reflexão sobre a literatura de referência com a conceção de tarefas numéricas.

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    Projeto EduScratch
    É um projeto do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e está integrado nos projetos da Direcção Geral de Educação (DGE) através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). O projeto EduScratch tem como meta principal promover a utilização do Scratch em ambiente escolar.Pretende-se com o seu desenvolvimento divulgar e apoiar a utilização do Scratch (e o conhecimento sobre esta ferramenta), bem como incentivar à sua utilização através da formação e da partilha.

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    Centro de Competência TIC – ESE/IPS
    O Centro de Competência TIC da ESE/IPS está de volta...
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    Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário em Angola

    Projecto que pretende contribuir para a melhoria da qualidade e eficácia do novo ensino primário, na aquisição e no reforço das competências técnicas e pedagógicas de formadores de Escolas do Magistério Primário de Angola.

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    PERL
    PERL é uma parceria de pesquisadores e educadores, conscientes da necessidade urgente de os indivíduos e a sociedade para repensar e reorientar, de forma significativa, as escolhas que fazem e da maneira como vivem as suas vidas de modo reduzir os impactos negativos das alterações climáticas e instabilidade financeira.
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    EPICA - Educação para a Cidadania do Consumidor

    Curso intensivo sobre sustentabilidade, cidadania e consumerismo.
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    The Consumer Citizenship Network (CCN)

    A Rede da Cidadania do Consumidor (CCN) é uma rede interdisciplinar de educadores que procuram saber como o papel do indivíduo enquanto consumidor pode contribuir activamente para o desenvolvimento sustentável e para a solidariedade mútua.

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    Computadores Redes e Internet na Escola
    O Centro de Competência da Escola Superior de Educação de Setúbal foi criado em 1997 e tem como principal objectivo promover o uso das tecnologias da informação e comunicação em contexto educativo.
    > Espaço 39
    Site dos professores que leccionam Informática e, em particular, a disciplina de TIC.
    Ideias, Projectos, Reflexões e um espaço de Fórum ... Contribuições para uma Didáctica da Informática.


    Colaboração com outras instituições

    > Língua e Comunicação

    A Escola Superior de Educação de Setúbal (IPS) , através do seu Departamento de Línguas, assume a formação em Língua Portuguesa dos estudantes do Instituto Superior Técnico, desde o ano lectivo 2003- 2004. O projecto estabelecido desenvolveu-se, inicialmente, em torno da implementação de módulos de Língua e Comunicação em vários cursos, em anos curriculares diferenciados, tanto no campus da Alameda, como no Tagus Park.

    Actualmente, esta intervenção estrutura-se nos seguintes formatos:
    Leccionação das Unidades curriculares:

    • Expressão Oral e Escrita
    • Portefólio de Expressão Oral e Escrita
    • Portefólio de Língua e Comunicação Profissional
    Este projecto é coordenado pelas professoras Fernanda Botelho e Maria José Almeida. Nele participam os monitores Ana Maria Boléo, Ana Rita Leitão e Pedro Caeiro.


    Investigação

    Página gerada em: 2024-03-29 às 15:13:49 Última actualização: 2023-11-23