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Projectos
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Programar o Futuro
O projeto Programar o Futuro é um projeto da SIC Esperança, financiado pela Google.org, e consiste num programa de capacitação nas áreas da programação, código e robótica
Implementado por uma equipa técnica Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, o projeto tem como objetivo formar 400 desempregados ou que em situação de emprego precário, com idade entre os 18 e os 30 anos. Pretende-se, assim, contribuir para aumentar o número de cidadão com formação na área do digital para que maior número de candidatos possam responder a uma maior necessidade das empresas.
Programar o Futuro decorrerá até julho de 2024 e tem a colaboração das Câmaras Municipais de Braga, Coimbra, Castelo Branco, Setúbal e Faro.
Equipa do projeto: Ana Chambel, Carla Cibele Figueiredo, João Grácio, João Torres, Maria do Rosário Rodrigues, Miguel Figueiredo, Paulo Torcato
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PROGRAMA DE REFORÇO DE
CAPACIDADES DO SISTEMA EDUCATIVO DA GUINÉ-BISSAU
O Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo
(PRECASE) da Guiné-Bissau visa o aumento dos padrões de
qualidade da educação e da aprendizagem nos subsistemas pré-
escolar, ensino básico e secundário na Guiné-Bissau.
Pretende contribuir para a melhoria do sistema educativo da
Guiné-Bissau, em particular a partir de processos de formação de
profissionais do setor da educação, com vista a aumentar os
padrões de qualidade da educação e da aprendizagem nos
subsistemas pré-escolar, ensino básico e secundário na Guiné-
Bissau.
Será implementado entre dezembro de 2019 e dezembro de
2023.
Entidade coordenadora: FEC – Fundação Fé e
Cooperação
Parceiros: Escola Superior de Educação / IPS, Instituto de
Educação da Universidade de Lisboa
Equipa da ESE: Miguel Figueiredo e Pedro Felício
(Coordenação)
Ana Alcântara, Ana Costa, Ana Pessoa, Ana Pereira, Ana Sequeira,
Ana Cristina Figueira, António Vasconcelos,
Carlos Cruz, Carlos Xavier, Catarina Delgado, Cristina Roldão,
Cristina Gomes da Silva, Filipe Fialho, Gina Lemos,
Helena Simões, Jorge Pinto, Joana Matos, João Pires, João Torres,
Mariana Veiga, Maria de Fátima Mendes,
Maria do Rosário Rodrigues, Maria Manuela Matos, Sofia Figueira.
Mais informação em: https://www.fecongd.org/project/precase/
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SOS Fire! - European
Training
Course for school pupils on fire prevention and first aids
through
civic engagement
O SOS Fire é um projeto Erasmus+, iniciado em
2019, que
tem como finalidade consciencializar as crianças europeias em
idade escolar sobre os riscos causados pelo fogo, a sua
prevenção
e as medidas mais importantes a implementar em caso de
emergência e incêndio.
As principais linhas de ação do projeto centram-se
na
criação de materiais didáticos, na formação de professores,
na
implementação de atividades de ensino/aprendizagem nas
escolas
com o envolvimento das famílias e da comunidade e no
intercâmbio de experiência entre escolas europeias.
A metodologia deste projeto permitirá às crianças,
aos
seus professores e familiares o desenvolvimento de
competências
em:
- Reconhecer situações de risco e tornar as
mesmas
seguras;
- Identificar fontes de perigo;
- Como atuar em caso de incêndio ou
queimadura.
Instituições: Fondation des Brulês –
Bélgica
(Coordenação); ADR - Actie Dorpen Romenie(Roménia); NARHU
National Association of Professionals Working Wiith People
with
Disabilities (Bulgária); Instituto Politécnico de Setúbal
(Escola
Superior de Saúde e Escola Superior de Educação); The Open
Network for Community Development (Roménia/Bélgica).
Equipa do IPS: Gabriela Golaço (ESS,
coordenadora), Aldina Lucena (ESS), Helena Simões (ESE), José
Freitas (ESE).
Site do projeto: https://sosfiretraining.eu/
Facebook: https://www.facebook.com/SOSfiretraining/
Contacto: gabriela.colaco@ess.ips.pt
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Implementation of
International Offices in Schools (IINTOS)
O projeto IINTOS envolve quatro instituições
parceiras de
três países - Portugal, Itália e Republica Checa – teve
início em
dezembro de 2017.
O IINTOS tem como principal objetivo o desenvolvimento de
processos de ensino e aprendizagem internacionais, que
permitem
aos principais beneficiários do projeto: professores,
estudantes e
comunidade escolar, tornar a escola mais internacional e ao
mesmo tempo um desenvolvimento de competências, como por
exemplo nas áreas da educação em Ciência, Tecnologia,
Engenharia e Matemática (STEM). Com este objetivo, o projeto
desenvolveu uma abordagem para gabinetes Internacionais em
Escolas, como forma de encorajar, facilitar, ajudar e
promover a
internacionalização dessas mesmas escolas.
Este projeto financiado pelo Erasmus + Ka2, nos dois anos
e
meio da sua existência desenvolveu:
Uma estrutura de comparação curricular que permite uma
abordagem curricular ao nível de uma dimensão Europeia e
Internacional;
Uma identificação e desenvolvimento das atividades para
Coordenador de gabinete internacional de escola;
Uma plataforma web online para coordenadores
internacionais e professores (https://iintos.netlify.app);
Um processo de mobilidade internacional entre as duas
escolas parceiras do projeto, para testar os produtos e
processos
desenvolvidos no projeto.
Espera-se agora que os produtos do projeto sejam um
facilitador de intercâmbios entre escolas europeias e que se
torne
mais comum e usual uma abordagem internacional no ensino e
aprendizagem.
Instituições: Instituto Politécnico de Setúbal
(Coordenador); Palacký University Olomouc; Agrupamento de
Escolas José Saramago; Istituto Istruzione Superiore " G.
Valauri".
Equipa da ESE/IPS: José Miguel Freitas (coordenador),
Leonor Saraiva, Ana Maria Boavida, Miguel Figueiredo, Nuno
Pina
(EST Setúbal)
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GEN10S Portugal
O projeto GEN10S Portugal é desenvolvido pelo IPS,
através do Centro de Competência TIC da Escola Superior de
Educação, e resulta de uma parceria da Google Org com a
associação espanhola Ayuda en Acción e a SIC Esperança. A
finalidade do projeto é ensinar programação a crianças,
promovendo a igualdade de oportunidades na área digital,
reduzindo barreiras socioeconómicas e de género. Este projeto
pretende formar em programação Scratch alunos do 5º e 6º ano
de
agrupamentos de escolas públicas, de todo o país,
contribuindo
para que os jovens tenham uma nova perceção da tecnologia,
demonstrando que podem não só ser consumidores de tecnologia,
como também assumir o papel de criadores, programando com
aquele software.
Espera-se que o projeto promova uma maior integração
social e tecnológica em todo o país, que contribua para
combater
as disparidades de género que se verificam na área digital,
permita desenvolver competências pessoais e sociais, estimule
a
criatividade e o trabalho em grupo e o sucesso educativo,
reduzindo índices de abandono escolar.
O projeto contempla ainda a formação de professores,
contribuindo para a adoção de formas inovadoras de ensino.
Para além de dotar os professores de ferramentas
digitais e
incentivar a integração destas nas diferentes áreas
curriculares,
pretende-se ainda que o GEN10S contribua para criar condições
de
sustentabilidade para a inclusão de atividades de programação
com Scratch na comunidade escolar.
Para implementar o projeto GEN10S Portugal nas
diferentes regiões do país, o IPS conta, no ano letivo
2018/19,
com a colaboração de Instituto Politécnico de Bragança, IETI
-
Inovação Educacional com as Tecnologias de Informação
(Braga),
Universidade de Aveiro, CCTIC Softciências e CASPAE
(Coimbra),
Centro de Competência Entre Mar e Serra (Leiria), Instituto
Politécnico de Santarém, Centro de Formação de Associação de
Escolas de Loures Oriental, EDUCOM (Margem Sul e Algarve),
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano
(Portalegre).
Equipa da ESE/IPS: Miguel Figueiredo
(Coordenação)
e João Torres (CCTIC-ESE/IPS)
Mais informações: http://genios.org.pt/
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The system of support for
academic teachers in process of shaping soft skills of their
students
O projeto ERASMUS+ KA2 The system of support for
academic teachers in process of shaping soft skills of their
students (Soft Skills) tem como objetivo desenvolver um
conjunto de ferramentas (a ser disponibilizado para um amplo
grupo de utilizadores) com vista a contribuir para o
desenvolvimento e promoção do uso de métodos de ensino
inovadores e tecnologias durante o trabalho diário com os
alunos,
bem como para o desenvolvimento de novas competências e
melhoria da qualidade de trabalho de professores. O projeto
também pretende contribuir para criar e apoiar abordagens
para
promover a criatividade, o pensamento empreendedor e outras
competências sociais.
O projeto é coordenado pela University College of
Enterprise
and Administration (https://en.wspa.pl/), Lublin, Polónia e
integra o Deggendorf Institute of Technology from University
of
Applied Sciences (https://www.th-
deg.de/de/studierende), Deggendorf, Alemanha, a
International School for Social and Business Studies (https://mfdps.si/en/), Celje, Eslovénia e
a
participação do Instituto Politécnico de Setúbal no projeto é
assegurada pelas Escolas Superiores de Educação e Escola
Superior
de Tecnologia de Setúbal, através dos seguintes docentes:
Maria
do Rosário Rodrigues (ESE/IPS – coordenação local); Ana Luísa
Oliveira Pires (ESE/IPS); Mário Baía (ESE/IPS) e Elsa
Ferreira
(ESTSetúbal/IPS).
Mais informações em: https://projetos.ese.ips.pt/softskills/
Site oficial do projeto: https://wspaerasmus.wixsite.com/supportsystem
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KML II
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Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de
Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico
em
Portugal
O projeto Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de
Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico,
KML
II, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e
com
duração de 26 meses, irá estudar as necessidades formativas
dos
educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino
Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à
robótica. O projeto, coordenado pela Universidade do Minho,
prevê a criação de um espaço físico, nesta instituição,
destinado a
alunos da formação inicial e pós‑graduada, e também
profissionais
de educação, na formação contínua. Prevê ainda um laboratório
móvel que se destina aos Pólos com sede em Instituições de
Ensino Superior: ESESetúbal, ESEViseu, ESELisboa, ESEBragança
e
Universidade Nova de Lisboa, que apoiam o projeto. Os Kits a
distribuir pelas instituições de Ensino Superior contribuem
para o
laboratório de cada instituição, a par dos recursos que já
possuem.
Orientados por uma abordagem metodológica de investigação-
ação pretendemos estudar as necessidades formativas dos
educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino
Básico
nesta área do saber, para posteriormente construir o
referencial
teórico. Nesta investigação temos a parceria da UÉvora para o
levantamento das necessidades formativas num panorama
nacional. A construção do referencial é encaminhada pela
UMinho, conjuntamente com os consultores e da área das NEE.
Contamos também com a parceria da UAberta para a construção
de um protótipo de MOOC, para a formação de formadores.
Pretende-se assim, distribuir a nível nacional os
recursos, para
implementar atividades de programação e robótica, e que estes
Pólos sejam consultores no desenvolvimento do referencial,
que
tem como objetivo estudar e reformular os programas de
unidades
curriculares das tecnologias nos cursos de Educação.
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Setúbal constitui-se como um Pólo neste projeto e nele estão
envolvidos os docentes: Maria Rosário Rodrigues
(Responsável);
Miguel Figueiredo e João Torres.
Site do projeto: https://www.nonio.uminho.pt/kml2/
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No âmbito da relação com a
comunidade envolvente, docentes e estudantes do Curso Técnico
Superior Profissional em Produção Audiovisual da ESE/IPS
realizaram o vídeo “Gestão Integrada de Utilização do
Hospital de
Dia de Oncologia”, em parceria com uma equipa do Centro
Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM). O vídeo pretendia
apresentar
o novo sistema de gestão desenvolvida no CHBM, na área da
Oncologia. Este projeto, implementado no CHBM, na área da
gestão dos cuidados de saúde ao doente oncológico, foi um dos
11
selecionados, de entre 47 projetos nacionais, para
apresentação
oral na 11ª Edição do Encontro do Prémio de Boas Práticas em
Saúde, promovido pela Associação Portuguesa para o
Desenvolvimento Hospitalar.
Este vídeo foi concebido e desenvolvido no mês de novembro
de
2017. Para visualizar o vídeo, pode aceder ao espaço da
ESE/IPS
na plataforma Youtube.
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Vídeo institucional da ZILS -
Zona
Industrial e Logística de Sines (aicep global Parques)
A Aicep Global Parques, no âmbito da sua política de
Responsabilidade Social Corporativa, promoveu a realização
deste
vídeo institucional para a ZILS - Zona Industrial e Logística
de
Sines em 2017, que foi produzido pelo corpo docente e
estudantes
do Curso Técnico e Superior Profissional em Produção
Audiovisual
do Instituto Politécnico de Setúbal, acrescentando, assim,
reconhecimento e valor à sua formação.
Para visualizar o vídeo, pode aceder ao espaço da ZILS na
plataforma Youtube.
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Projeto de Aprendizagem para Todos
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O IPS, através da ESE/IPS, participa no
Projeto de Aprendizagem para Todos (PAT), em parceria com o
Ministério da Educação da República de Angola, Banco Mundial
e
Fundação Calouste Gulbenkian.
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Empowering E-
Portfolio Process |
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O Empowering E-Portfolio
Process (EEP) é um projeto Erasmus KA2+ que tem como
finalidade promover o desenvolvimento de boas práticas no
Ensino
Superior, estimulando a cooperação e a partilha entre
docentes e
investigadores de diversos países europeus. |
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Projeto FinKit – Literacia
Financeira:
uma ferramenta-chave para melhorar o ciclo de vida das
pessoas
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O projeto Literacia Financeira: uma ferramenta-chave para
melhorar o ciclo de vida das pessoas (FinKit) concentra-se em
ações para melhorar o nível de literacia financeira.
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The Partnership for Education and
Research about Responsible Living (PERL/UNITWIN)
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Programa que irá promover a investigação e
educação, que ajuda as pessoas a integrar nas suas ações
diárias
conhecimentos e perceções ecológicas, sociais, culturais e
económicos na vida responsável e sustentável. |
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Projeto
‘Consumer Classroom’ |
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É um espaço cibernáutico
dirigido
essencialmente a Professores com o objetivo de possibilitar a
estes profissionais o intercâmbio de conteúdos pedagógicos,
na
área da Educação do Consumidor, e que poderá explorar e
partilhar com os seus alunos. Aqui encontrará uma extensa
biblioteca de recursos pedagógicos, provenientes de toda a
UE,
bem como ferramentas interativas e colaborativas que poderá
utilizar e personalizar. |
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Projeto - TOO_YOU: TooYoung To Fail
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O projeto Too Young to Fail (2Young2Fail) que envolve
nove
instituições parceiras, entre elas a Escola Superior de
Educação do
IPS de Setúbal, de cinco países - Itália, Portugal, Reino
Unido,
Holanda e Espanha – teve início em Turim em Novembro.
2Young2Fail tem como principal objetivo a construção de
um
conhecimento mais profundo e a promoção de uma maior
consciencialização sobre o problema do abandono escolar nos
primeiros anos de escolaridade (10-15 anos) uma tendência
crescente em toda a Europa.
Este projeto financiado pelo Erasmus + Ka2, irá nos
próximos
dois anos recolher e estudar boas práticas no âmbito do
combate
ao abandono escolar desenvolvidas em contextos diversos para
a
construção de produtos multimédia destinados às escolas e
instituições educativas que colocam a problemática do
abandono
como um assunto prioritário na sua agenda. Para tal será,
também
criada uma plataforma para disponibilização de materiais, e
troca
de experiências sobre práticas de prevenção ao abandono
escolar
em geral e em particular na faixa etária dos 10-15 anos.Esta
plataforma estará disponível a todos os intervenientes
educativos,
quer da comunidade local, nacional ou internacional.
Instituições: Fondazione per la scuela – San Paulo
(Coordenador); Instituto Politécnico de Setúbal;
Confederacion
Espanola de Centros de Ensenanza; Gemeente 's-Hertogenbosch;
Rodenborch Colledge Agrupamento de Escolas José Saramago;
Instituto Compreensivo " g. Salvemini"; Hampton Hill Junior
Shool;
Fundação Caloust Gulbenkian
Equipa da ESE/IPS: Jorge Pinto (coordenador local),
Cristina
Gomes da Silva, Ana Costa e José Miguel Freitas.
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Territórios Educativos
de
Intervenção Prioritária - Peritos externos |
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Projeto coordenado e financiado pela Direção
Geral da Educação do Ministério da Educação e da Ciência.
No âmbito da Educação e Inclusão Social, os peritos externos
TEIP
constroem, em conjunto com as direções e com os professores
dos
agrupamentos, um conjunto de estratégias para a promoção do
sucesso escolar e avaliam-nas. |
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Projeto ‘Pensamento numérico e cálculo
flexível: Aspetos críticos’ |
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Projeto que integra docentes das Escolas
Superiores de Educação dos Institutos Politécnicos de
Setúbal,
Lisboa e Portalegre e que, numa primeira fase, procurou
aprofundar o entendimento de cálculo mental flexível,
articulando uma reflexão sobre a literatura de referência com
a
conceção de tarefas numéricas. |
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Projeto EduScratch |
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É um projeto do Centro de Competência TIC
da
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Setúbal e
está integrado nos projetos da Direcção Geral de Educação
(DGE)
através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
(ERTE). O
projeto EduScratch tem como meta principal promover a
utilização do Scratch em ambiente escolar.Pretende-se com o
seu
desenvolvimento divulgar e apoiar a utilização do Scratch (e
o
conhecimento sobre esta ferramenta), bem como incentivar à
sua
utilização através da formação e da partilha. |
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Centro de Competência TIC –
ESE/IPS |
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O Centro de Competência TIC da ESE/IPS está
de
volta... |
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Projecto de Formação de Formadores de
Professores para o Ensino Primário em Angola |
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Projecto que pretende contribuir para a melhoria da
qualidade e eficácia do novo ensino primário, na aquisição e
no
reforço das competências técnicas e pedagógicas de formadores
de Escolas do Magistério Primário de Angola.
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PERL |
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PERL é uma parceria de pesquisadores e educadores,
conscientes da necessidade urgente de os indivíduos e a
sociedade
para repensar e reorientar, de forma significativa, as
escolhas que
fazem e da maneira como vivem as suas vidas de modo reduzir
os
impactos negativos das alterações climáticas e instabilidade
financeira. |
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EPICA -
Educação para a Cidadania do Consumidor
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Curso intensivo sobre sustentabilidade,
cidadania
e consumerismo. |
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The Consumer Citizenship Network (CCN)
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A Rede da Cidadania do
Consumidor (CCN) é uma rede interdisciplinar de educadores
que
procuram saber como o papel do indivíduo enquanto consumidor
pode contribuir activamente para o desenvolvimento
sustentável
e para a solidariedade mútua.
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Computadores Redes e Internet na
Escola |
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O Centro de Competência da Escola Superior de Educação
de
Setúbal foi criado em 1997 e tem como principal objectivo
promover o uso das tecnologias da informação e comunicação em
contexto educativo. |
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Espaço 39 |
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Site dos professores que leccionam Informática e,
em
particular, a disciplina de TIC.
Ideias, Projectos, Reflexões e um espaço de Fórum ...
Contribuições para uma Didáctica da Informática. |
Colaboração com outras instituições
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Língua
e Comunicação |
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A Escola Superior de Educação de Setúbal
(IPS)
, através do seu Departamento de Línguas, assume a
formação em Língua Portuguesa dos estudantes do
Instituto Superior Técnico, desde o ano lectivo
2003-
2004. O projecto estabelecido desenvolveu-se, inicialmente,
em
torno da implementação de módulos de Língua e Comunicação em
vários cursos, em anos curriculares diferenciados, tanto no
campus da Alameda, como no Tagus Park.
Actualmente, esta intervenção estrutura-se nos seguintes
formatos:
Leccionação das Unidades curriculares:
- Expressão Oral e Escrita
- Portefólio de Expressão Oral e Escrita
- Portefólio de Língua e Comunicação Profissional
Este projecto é coordenado pelas professoras Fernanda
Botelho e
Maria José Almeida. Nele participam os monitores Ana Maria
Boléo, Ana Rita Leitão e Pedro Caeiro.
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Investigação
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