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Projectos
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PROGRAMA DE REFORÇO DE
CAPACIDADES DO SISTEMA EDUCATIVO DA GUINÉ-BISSAU
O Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo
(PRECASE) da Guiné-Bissau visa o aumento dos padrões de
qualidade da educação e da aprendizagem nos subsistemas pré-
escolar, ensino básico e secundário na Guiné-Bissau.
Pretende contribuir para a melhoria do sistema educativo da
Guiné-Bissau, em particular a partir de processos de formação de
profissionais do setor da educação, com vista a aumentar os
padrões de qualidade da educação e da aprendizagem nos
subsistemas pré-escolar, ensino básico e secundário na Guiné-
Bissau.
Será implementado entre dezembro de 2019 e dezembro de
2023.
Entidade coordenadora: FEC – Fundação Fé e
Cooperação
Parceiros: Escola Superior de Educação / IPS, Instituto de
Educação da Universidade de Lisboa
Equipa da ESE: Miguel Figueiredo e Pedro Felício
(Coordenação)
Ana Alcântara, Ana Costa, Ana Pessoa, Ana Pereira, Ana Sequeira,
Ana Cristina Figueira, António Vasconcelos,
Carlos Cruz, Carlos Xavier, Catarina Delgado, Cristina Roldão,
Cristina Gomes da Silva, Filipe Fialho, Gina Lemos,
Helena Simões, Jorge Pinto, Joana Matos, João Pires, João Torres,
Mariana Veiga, Maria de Fátima Mendes,
Maria do Rosário Rodrigues, Maria Manuela Matos, Sofia Figueira.
Mais informação em: https://www.fecongd.org/project/precase/
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SOS Fire! - European Training
Course for school pupils on fire prevention and first aids through
civic engagement
O SOS Fire é um projeto Erasmus+, iniciado em 2019, que
tem como finalidade consciencializar as crianças europeias em
idade escolar sobre os riscos causados pelo fogo, a sua prevenção
e as medidas mais importantes a implementar em caso de
emergência e incêndio.
As principais linhas de ação do projeto centram-se na
criação de materiais didáticos, na formação de professores, na
implementação de atividades de ensino/aprendizagem nas escolas
com o envolvimento das famílias e da comunidade e no
intercâmbio de experiência entre escolas europeias.
A metodologia deste projeto permitirá às crianças, aos
seus professores e familiares o desenvolvimento de competências
em:
- Reconhecer situações de risco e tornar as mesmas
seguras;
- Identificar fontes de perigo;
- Como atuar em caso de incêndio ou queimadura.
Instituições: Fondation des Brulês – Bélgica
(Coordenação); ADR - Actie Dorpen Romenie(Roménia); NARHU
National Association of Professionals Working Wiith People with
Disabilities (Bulgária); Instituto Politécnico de Setúbal (Escola
Superior de Saúde e Escola Superior de Educação); The Open
Network for Community Development (Roménia/Bélgica).
Equipa do IPS: Gabriela Golaço (ESS,
coordenadora), Aldina Lucena (ESS), Helena Simões (ESE), José
Freitas (ESE).
Site do projeto: https://sosfiretraining.eu/
Facebook: https://www.facebook.com/SOSfiretraining/
Contacto: gabriela.colaco@ess.ips.pt
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Implementation of
International Offices in Schools (IINTOS)
O projeto IINTOS envolve quatro instituições parceiras de
três países - Portugal, Itália e Republica Checa – teve início em
dezembro de 2017.
O IINTOS tem como principal objetivo o desenvolvimento de
processos de ensino e aprendizagem internacionais, que permitem
aos principais beneficiários do projeto: professores, estudantes e
comunidade escolar, tornar a escola mais internacional e ao
mesmo tempo um desenvolvimento de competências, como por
exemplo nas áreas da educação em Ciência, Tecnologia,
Engenharia e Matemática (STEM). Com este objetivo, o projeto
desenvolveu uma abordagem para gabinetes Internacionais em
Escolas, como forma de encorajar, facilitar, ajudar e promover a
internacionalização dessas mesmas escolas.
Este projeto financiado pelo Erasmus + Ka2, nos dois anos e
meio da sua existência desenvolveu:
Uma estrutura de comparação curricular que permite uma
abordagem curricular ao nível de uma dimensão Europeia e
Internacional;
Uma identificação e desenvolvimento das atividades para
Coordenador de gabinete internacional de escola;
Uma plataforma web online para coordenadores
internacionais e professores (https://iintos.netlify.app);
Um processo de mobilidade internacional entre as duas
escolas parceiras do projeto, para testar os produtos e processos
desenvolvidos no projeto.
Espera-se agora que os produtos do projeto sejam um
facilitador de intercâmbios entre escolas europeias e que se torne
mais comum e usual uma abordagem internacional no ensino e
aprendizagem.
Instituições: Instituto Politécnico de Setúbal
(Coordenador); Palacký University Olomouc; Agrupamento de
Escolas José Saramago; Istituto Istruzione Superiore " G. Valauri".
Equipa da ESE/IPS: José Miguel Freitas (coordenador),
Leonor Saraiva, Ana Maria Boavida, Miguel Figueiredo, Nuno Pina
(EST Setúbal)
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GEN10S Portugal
O projeto GEN10S Portugal é desenvolvido pelo IPS,
através do Centro de Competência TIC da Escola Superior de
Educação, e resulta de uma parceria da Google Org com a
associação espanhola Ayuda en Acción e a SIC Esperança. A
finalidade do projeto é ensinar programação a crianças,
promovendo a igualdade de oportunidades na área digital,
reduzindo barreiras socioeconómicas e de género. Este projeto
pretende formar em programação Scratch alunos do 5º e 6º ano de
agrupamentos de escolas públicas, de todo o país, contribuindo
para que os jovens tenham uma nova perceção da tecnologia,
demonstrando que podem não só ser consumidores de tecnologia,
como também assumir o papel de criadores, programando com
aquele software.
Espera-se que o projeto promova uma maior integração
social e tecnológica em todo o país, que contribua para combater
as disparidades de género que se verificam na área digital,
permita desenvolver competências pessoais e sociais, estimule a
criatividade e o trabalho em grupo e o sucesso educativo,
reduzindo índices de abandono escolar.
O projeto contempla ainda a formação de professores,
contribuindo para a adoção de formas inovadoras de ensino.
Para além de dotar os professores de ferramentas digitais e
incentivar a integração destas nas diferentes áreas curriculares,
pretende-se ainda que o GEN10S contribua para criar condições de
sustentabilidade para a inclusão de atividades de programação
com Scratch na comunidade escolar.
Para implementar o projeto GEN10S Portugal nas
diferentes regiões do país, o IPS conta, no ano letivo 2018/19,
com a colaboração de Instituto Politécnico de Bragança, IETI -
Inovação Educacional com as Tecnologias de Informação (Braga),
Universidade de Aveiro, CCTIC Softciências e CASPAE (Coimbra),
Centro de Competência Entre Mar e Serra (Leiria), Instituto
Politécnico de Santarém, Centro de Formação de Associação de
Escolas de Loures Oriental, EDUCOM (Margem Sul e Algarve),
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano
(Portalegre).
Equipa da ESE/IPS: Miguel Figueiredo (Coordenação)
e João Torres (CCTIC-ESE/IPS)
Mais informações: http://genios.org.pt/
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The system of support for
academic teachers in process of shaping soft skills of their
students
O projeto ERASMUS+ KA2 The system of support for
academic teachers in process of shaping soft skills of their
students (Soft Skills) tem como objetivo desenvolver um
conjunto de ferramentas (a ser disponibilizado para um amplo
grupo de utilizadores) com vista a contribuir para o
desenvolvimento e promoção do uso de métodos de ensino
inovadores e tecnologias durante o trabalho diário com os alunos,
bem como para o desenvolvimento de novas competências e
melhoria da qualidade de trabalho de professores. O projeto
também pretende contribuir para criar e apoiar abordagens para
promover a criatividade, o pensamento empreendedor e outras
competências sociais.
O projeto é coordenado pela University College of Enterprise
and Administration (https://en.wspa.pl/), Lublin, Polónia e
integra o Deggendorf Institute of Technology from University of
Applied Sciences (https://www.th-
deg.de/de/studierende), Deggendorf, Alemanha, a
International School for Social and Business Studies (https://mfdps.si/en/), Celje, Eslovénia e a
participação do Instituto Politécnico de Setúbal no projeto é
assegurada pelas Escolas Superiores de Educação e Escola Superior
de Tecnologia de Setúbal, através dos seguintes docentes: Maria
do Rosário Rodrigues (ESE/IPS – coordenação local); Ana Luísa
Oliveira Pires (ESE/IPS); Mário Baía (ESE/IPS) e Elsa Ferreira
(ESTSetúbal/IPS).
Mais informações em: http://projectos.ese.ips.pt/softskills
Site oficial do projeto: https://wspaerasmus.wixsite.com/supportsystem
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KML II |
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Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de
Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em
Portugal
O projeto Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de
Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML
II, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e com
duração de 26 meses, irá estudar as necessidades formativas dos
educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino
Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à
robótica. O projeto, coordenado pela Universidade do Minho,
prevê a criação de um espaço físico, nesta instituição, destinado a
alunos da formação inicial e pós‑graduada, e também profissionais
de educação, na formação contínua. Prevê ainda um laboratório
móvel que se destina aos Pólos com sede em Instituições de
Ensino Superior: ESESetúbal, ESEViseu, ESELisboa, ESEBragança e
Universidade Nova de Lisboa, que apoiam o projeto. Os Kits a
distribuir pelas instituições de Ensino Superior contribuem para o
laboratório de cada instituição, a par dos recursos que já
possuem.
Orientados por uma abordagem metodológica de investigação-
ação pretendemos estudar as necessidades formativas dos
educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico
nesta área do saber, para posteriormente construir o referencial
teórico. Nesta investigação temos a parceria da UÉvora para o
levantamento das necessidades formativas num panorama
nacional. A construção do referencial é encaminhada pela
UMinho, conjuntamente com os consultores e da área das NEE.
Contamos também com a parceria da UAberta para a construção
de um protótipo de MOOC, para a formação de formadores.
Pretende-se assim, distribuir a nível nacional os recursos, para
implementar atividades de programação e robótica, e que estes
Pólos sejam consultores no desenvolvimento do referencial, que
tem como objetivo estudar e reformular os programas de unidades
curriculares das tecnologias nos cursos de Educação.
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Setúbal constitui-se como um Pólo neste projeto e nele estão
envolvidos os docentes: Maria Rosário Rodrigues (Responsável);
Miguel Figueiredo e João Torres.
Site do projeto: https://www.nonio.uminho.pt/kml2/
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No âmbito da relação com a
comunidade envolvente, docentes e estudantes do Curso Técnico
Superior Profissional em Produção Audiovisual da ESE/IPS
realizaram o vídeo “Gestão Integrada de Utilização do Hospital de
Dia de Oncologia”, em parceria com uma equipa do Centro
Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM). O vídeo pretendia apresentar
o novo sistema de gestão desenvolvida no CHBM, na área da
Oncologia. Este projeto, implementado no CHBM, na área da
gestão dos cuidados de saúde ao doente oncológico, foi um dos 11
selecionados, de entre 47 projetos nacionais, para apresentação
oral na 11ª Edição do Encontro do Prémio de Boas Práticas em
Saúde, promovido pela Associação Portuguesa para o
Desenvolvimento Hospitalar.
Este vídeo foi concebido e desenvolvido no mês de novembro de
2017. Para visualizar o vídeo, pode aceder ao espaço da ESE/IPS
na plataforma Youtube.
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Vídeo institucional da ZILS - Zona
Industrial e Logística de Sines (aicep global Parques)
A Aicep Global Parques, no âmbito da sua política de
Responsabilidade Social Corporativa, promoveu a realização deste
vídeo institucional para a ZILS - Zona Industrial e Logística de
Sines em 2017, que foi produzido pelo corpo docente e estudantes
do Curso Técnico e Superior Profissional em Produção Audiovisual
do Instituto Politécnico de Setúbal, acrescentando, assim,
reconhecimento e valor à sua formação.
Para visualizar o vídeo, pode aceder ao espaço da ZILS na
plataforma Youtube.
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Projeto de Aprendizagem para Todos
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O IPS, através da ESE/IPS, participa no
Projeto de Aprendizagem para Todos (PAT), em parceria com o
Ministério da Educação da República de Angola, Banco Mundial e
Fundação Calouste Gulbenkian.
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Empowering E-
Portfolio Process |
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O Empowering E-Portfolio
Process (EEP) é um projeto Erasmus KA2+ que tem como
finalidade promover o desenvolvimento de boas práticas no Ensino
Superior, estimulando a cooperação e a partilha entre docentes e
investigadores de diversos países europeus. |
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Projeto FinKit – Literacia Financeira:
uma ferramenta-chave para melhorar o ciclo de vida das pessoas
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O projeto Literacia Financeira: uma ferramenta-chave para
melhorar o ciclo de vida das pessoas (FinKit) concentra-se em
ações para melhorar o nível de literacia financeira.
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The Partnership for Education and
Research about Responsible Living (PERL/UNITWIN)
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Programa que irá promover a investigação e
educação, que ajuda as pessoas a integrar nas suas ações diárias
conhecimentos e perceções ecológicas, sociais, culturais e
económicos na vida responsável e sustentável. |
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Projeto
‘Consumer Classroom’ |
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É um espaço cibernáutico dirigido
essencialmente a Professores com o objetivo de possibilitar a
estes profissionais o intercâmbio de conteúdos pedagógicos, na
área da Educação do Consumidor, e que poderá explorar e
partilhar com os seus alunos. Aqui encontrará uma extensa
biblioteca de recursos pedagógicos, provenientes de toda a UE,
bem como ferramentas interativas e colaborativas que poderá
utilizar e personalizar. |
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Projeto - TOO_YOU: TooYoung To Fail
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O projeto Too Young to Fail (2Young2Fail) que envolve nove
instituições parceiras, entre elas a Escola Superior de Educação do
IPS de Setúbal, de cinco países - Itália, Portugal, Reino Unido,
Holanda e Espanha – teve início em Turim em Novembro.
2Young2Fail tem como principal objetivo a construção de um
conhecimento mais profundo e a promoção de uma maior
consciencialização sobre o problema do abandono escolar nos
primeiros anos de escolaridade (10-15 anos) uma tendência
crescente em toda a Europa.
Este projeto financiado pelo Erasmus + Ka2, irá nos próximos
dois anos recolher e estudar boas práticas no âmbito do combate
ao abandono escolar desenvolvidas em contextos diversos para a
construção de produtos multimédia destinados às escolas e
instituições educativas que colocam a problemática do abandono
como um assunto prioritário na sua agenda. Para tal será, também
criada uma plataforma para disponibilização de materiais, e troca
de experiências sobre práticas de prevenção ao abandono escolar
em geral e em particular na faixa etária dos 10-15 anos.Esta
plataforma estará disponível a todos os intervenientes educativos,
quer da comunidade local, nacional ou internacional.
Instituições: Fondazione per la scuela – San Paulo
(Coordenador); Instituto Politécnico de Setúbal; Confederacion
Espanola de Centros de Ensenanza; Gemeente 's-Hertogenbosch;
Rodenborch Colledge Agrupamento de Escolas José Saramago;
Instituto Compreensivo " g. Salvemini"; Hampton Hill Junior Shool;
Fundação Caloust Gulbenkian
Equipa da ESE/IPS: Jorge Pinto (coordenador local), Cristina
Gomes da Silva, Ana Costa e José Miguel Freitas.
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Territórios Educativos de
Intervenção Prioritária - Peritos externos |
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Projeto coordenado e financiado pela Direção
Geral da Educação do Ministério da Educação e da Ciência.
No âmbito da Educação e Inclusão Social, os peritos externos TEIP
constroem, em conjunto com as direções e com os professores dos
agrupamentos, um conjunto de estratégias para a promoção do
sucesso escolar e avaliam-nas. |
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Projeto ‘Pensamento numérico e cálculo
flexível: Aspetos críticos’ |
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Projeto que integra docentes das Escolas
Superiores de Educação dos Institutos Politécnicos de Setúbal,
Lisboa e Portalegre e que, numa primeira fase, procurou
aprofundar o entendimento de cálculo mental flexível,
articulando uma reflexão sobre a literatura de referência com a
conceção de tarefas numéricas. |
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Projeto EduScratch |
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É um projeto do Centro de Competência TIC da
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e
está integrado nos projetos da Direcção Geral de Educação (DGE)
através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). O
projeto EduScratch tem como meta principal promover a
utilização do Scratch em ambiente escolar.Pretende-se com o seu
desenvolvimento divulgar e apoiar a utilização do Scratch (e o
conhecimento sobre esta ferramenta), bem como incentivar à sua
utilização através da formação e da partilha. |
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Centro de Competência TIC –
ESE/IPS |
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O Centro de Competência TIC da ESE/IPS está de
volta... |
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Projecto de Formação de Formadores de
Professores para o Ensino Primário em Angola |
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Projecto que pretende contribuir para a melhoria da
qualidade e eficácia do novo ensino primário, na aquisição e no
reforço das competências técnicas e pedagógicas de formadores
de Escolas do Magistério Primário de Angola.
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PERL |
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PERL é uma parceria de pesquisadores e educadores,
conscientes da necessidade urgente de os indivíduos e a sociedade
para repensar e reorientar, de forma significativa, as escolhas que
fazem e da maneira como vivem as suas vidas de modo reduzir os
impactos negativos das alterações climáticas e instabilidade
financeira. |
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EPICA -
Educação para a Cidadania do Consumidor
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Curso intensivo sobre sustentabilidade, cidadania
e consumerismo. |
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The Consumer Citizenship Network (CCN)
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A Rede da Cidadania do
Consumidor (CCN) é uma rede interdisciplinar de educadores que
procuram saber como o papel do indivíduo enquanto consumidor
pode contribuir activamente para o desenvolvimento sustentável
e para a solidariedade mútua.
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Computadores Redes e Internet na
Escola |
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O Centro de Competência da Escola Superior de Educação de
Setúbal foi criado em 1997 e tem como principal objectivo
promover o uso das tecnologias da informação e comunicação em
contexto educativo. |
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Espaço 39 |
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Site dos professores que leccionam Informática e, em
particular, a disciplina de TIC.
Ideias, Projectos, Reflexões e um espaço de Fórum ...
Contribuições para uma Didáctica da Informática. |
Colaboração com outras instituições
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Língua
e Comunicação |
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A Escola Superior de Educação de Setúbal (IPS)
, através do seu Departamento de Línguas, assume a
formação em Língua Portuguesa dos estudantes do
Instituto Superior Técnico, desde o ano lectivo 2003-
2004. O projecto estabelecido desenvolveu-se, inicialmente, em
torno da implementação de módulos de Língua e Comunicação em
vários cursos, em anos curriculares diferenciados, tanto no
campus da Alameda, como no Tagus Park.
Actualmente, esta intervenção estrutura-se nos seguintes
formatos:
Leccionação das Unidades curriculares:
- Expressão Oral e Escrita
- Portefólio de Expressão Oral e Escrita
- Portefólio de Língua e Comunicação Profissional
Este projecto é coordenado pelas professoras Fernanda Botelho e
Maria José Almeida. Nele participam os monitores Ana Maria
Boléo, Ana Rita Leitão e Pedro Caeiro.
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Investigação
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