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Projectos

> Empowering E-Portfolio Process

O Empowering E-Portfolio Process (EEP) é um projeto Erasmus KA2+ que tem como finalidade promover o desenvolvimento de boas práticas no Ensino Superior, estimulando a cooperação e a partilha entre docentes e investigadores de diversos países europeus.

> Projeto FinKit – Literacia Financeira: uma ferramenta-chave para melhorar o ciclo de vida das pessoas

O projeto Literacia Financeira: uma ferramenta-chave para melhorar o ciclo de vida das pessoas (FinKit) concentra-se em ações para melhorar o nível de literacia financeira.

> The Partnership for Education and Research about Responsible Living (PERL/UNITWIN)
Programa que irá promover a investigação e educação, que ajuda as pessoas a integrar nas suas ações diárias conhecimentos e perceções ecológicas, sociais, culturais e económicos na vida responsável e sustentável.
> Projeto ‘Consumer Classroom’
É um espaço cibernáutico dirigido essencialmente a Professores com o objetivo de possibilitar a estes profissionais o intercâmbio de conteúdos pedagógicos, na área da Educação do Consumidor, e que poderá explorar e partilhar com os seus alunos. Aqui encontrará uma extensa biblioteca de recursos pedagógicos, provenientes de toda a UE, bem como ferramentas interativas e colaborativas que poderá utilizar e personalizar.
> Projeto - TOO_YOU: TooYoung To Fail

O projeto Too Young to Fail (2Young2Fail) que envolve nove instituições parceiras, entre elas a Escola Superior de Educação do IPS de Setúbal, de cinco países - Itália, Portugal, Reino Unido, Holanda e Espanha – teve início em Turim em Novembro.

2Young2Fail tem como principal objetivo a construção de um conhecimento mais profundo e a promoção de uma maior consciencialização sobre o problema do abandono escolar nos primeiros anos de escolaridade (10-15 anos) uma tendência crescente em toda a Europa.

Este projeto financiado pelo Erasmus + Ka2, irá nos próximos dois anos recolher e estudar boas práticas no âmbito do combate ao abandono escolar desenvolvidas em contextos diversos para a construção de produtos multimédia destinados às escolas e instituições educativas que colocam a problemática do abandono como um assunto prioritário na sua agenda. Para tal será, também criada uma plataforma para disponibilização de materiais, e troca de experiências sobre práticas de prevenção ao abandono escolar em geral e em particular na faixa etária dos 10-15 anos.Esta plataforma estará disponível a todos os intervenientes educativos, quer da comunidade local, nacional ou internacional.

Instituições: Fondazione per la scuela – San Paulo (Coordenador); Instituto Politécnico de Setúbal; Confederacion Espanola de Centros de Ensenanza; Gemeente 's-Hertogenbosch; Rodenborch Colledge Agrupamento de Escolas José Saramago; Instituto Compreensivo " g. Salvemini"; Hampton Hill Junior Shool; Fundação Caloust Gulbenkian

Equipa da ESE/IPS: Jorge Pinto (coordenador local), Cristina Gomes da Silva, Ana Costa e José Miguel Freitas.

> Territórios Educativos de Intervenção Prioritária - Peritos externos
Projeto coordenado e financiado pela Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e da Ciência.
No âmbito da Educação e Inclusão Social, os peritos externos TEIP constroem, em conjunto com as direções e com os professores dos agrupamentos, um conjunto de estratégias para a promoção do sucesso escolar e avaliam-nas.
> Projeto ‘Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos críticos’
Projeto que integra docentes das Escolas Superiores de Educação dos Institutos Politécnicos de Setúbal, Lisboa e Portalegre e que, numa primeira fase, procurou aprofundar o entendimento de cálculo mental flexível, articulando uma reflexão sobre a literatura de referência com a conceção de tarefas numéricas.

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Projeto EduScratch
É um projeto do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e está integrado nos projetos da Direcção Geral de Educação (DGE) através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). O projeto EduScratch tem como meta principal promover a utilização do Scratch em ambiente escolar.Pretende-se com o seu desenvolvimento divulgar e apoiar a utilização do Scratch (e o conhecimento sobre esta ferramenta), bem como incentivar à sua utilização através da formação e da partilha.

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Centro de Competência TIC – ESE/IPS
O Centro de Competência TIC da ESE/IPS está de volta...
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Projecto de Formação de Formadores de Professores Primários em Angola

Projecto que pretende contribuir para a melhoria da qualidade e eficácia do novo ensino primário, na aquisição e no reforço das competências técnicas e pedagógicas de formadores de Escolas do Magistério Primário de Angola.

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PERL
PERL é uma parceria de pesquisadores e educadores, conscientes da necessidade urgente de os indivíduos e a sociedade para repensar e reorientar, de forma significativa, as escolhas que fazem e da maneira como vivem as suas vidas de modo reduzir os impactos negativos das alterações climáticas e instabilidade financeira.
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EPICA - Educação para a Cidadania do Consumidor

Curso intensivo sobre sustentabilidade, cidadania e consumerismo.
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The Consumer Citizenship Network (CCN)

A Rede da Cidadania do Consumidor (CCN) é uma rede interdisciplinar de educadores que procuram saber como o papel do indivíduo enquanto consumidor pode contribuir activamente para o desenvolvimento sustentável e para a solidariedade mútua.

>
Computadores Redes e Internet na Escola
O Centro de Competência da Escola Superior de Educação de Setúbal foi criado em 1997 e tem como principal objectivo promover o uso das tecnologias da informação e comunicação em contexto educativo.
> Espaço 39
Site dos professores que leccionam Informática e, em particular, a disciplina de TIC.
Ideias, Projectos, Reflexões e um espaço de Fórum ... Contribuições para uma Didáctica da Informática.


Colaboração com outras instituições

> Língua e Comunicação

A Escola Superior de Educação de Setúbal (IPS) , através do seu Departamento de Línguas, assume a formação em Língua Portuguesa dos estudantes do Instituto Superior Técnico, desde o ano lectivo 2003-2004. O projecto estabelecido desenvolveu-se, inicialmente, em torno da implementação de módulos de Língua e Comunicação em vários cursos, em anos curriculares diferenciados, tanto no campus da Alameda, como no Tagus Park.

Actualmente, esta intervenção estrutura-se nos seguintes formatos:
Leccionação das Unidades curriculares:

  • Expressão Oral e Escrita
  • Portefólio de Expressão Oral e Escrita
  • Portefólio de Língua e Comunicação Profissional
Este projecto é coordenado pelas professoras Fernanda Botelho e Maria José Almeida. Nele participam os monitores Ana Maria Boléo, Ana Rita Leitão e Pedro Caeiro.


Investigação

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Página gerada em: 2017-06-29 às 13:34:08 Última actualização: 2016-11-18